Cotidiano

Falta de energia afeta pacientes na UTI da Maternidade

Segundo a Roraima Energia, o desligamento geral ocorreu durante serviço de melhorias no sistema de geração

Familiares e pacientes de internados do Hospital Infantil Nossa Senhora de Nazaré denunciaram que a unidade ficou sem energia durante o apagão registrado nas primeiras horas desta quinta-feira, 25. A falta de luz afetou inclusive a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade.

O pai de um recém-nascido informou que a Ala das Pedras Preciosas ficou na escuridão. O bebê nasceu a menos de 24 horas e necessitou de atendimento médico em uma incubadora, explicou o familiar.

“A ala das Pedras Preciosas está na escuridão nesta madrugada. Apenas um leito estava com o aparelho ligado, o bloco em plena escuridão. O gerador de energia deveria estar funcionando”, reclamou o pai. 

Outra paciente reclamou que mesmo com o gerador ligado, a energia estava parcialmente funcionando. “Ligaram o gerador e está funcionando apenas para uma ala específica. O gerador parece nem funcionar porque liga e desliga, acho que não está segurando”, disse uma paciente internada no local.

Segundo a Roraima Energia, o desligamento geral ocorreu durante serviço de melhorias no sistema de geração, definidos em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“O desligamento iniciou às 05:21 desta madrugada, com recomposição total às 07:12. Nossa equipe técnica está avaliando juntamente com o fornecedor de geração as causas do desligamento e os motivos que ocasionaram a demora da recomposição”, explicou a empresa.

Pacientes ficaram sem energia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Falta de energia não gerou problemas, diz Sesau

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o período de falta de energia não gerou nenhum problema na unidade.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que por volta das 5h15 desta quinta-feira, 25, os geradores foram acionados e devido a descarga elétrica, causada pela queda de energia. A equipe de manutenção foi acionada para realizar a ligação do gerador, e foi realizada a verificação na Central de Comando e ligação do gerador.

A energia foi reestabelecida por volta das 6h30, e durante esse período o fato não gerou nenhum problema na Unidade, uma vez que os aparelhos de UTI não apresentaram nenhum problema, uma vez que as baterias possuem carga para suportar quedas repentinas.

A equipe de técnicos continua na Unidade, realizando novos testes para garantir o funcionamento pleno do gerador, em caso de futuros imprevistos.

Vacinas não sofreram perdas, diz Prefeitura

Outro questionamento feito pela população com relação à falta de energia é sobre o armazenamento de vacinas nas unidades básicas da Capital, em especial, aquelas para atendimento no combate ao covid.

Embora com a falta de energia por duas horas nesta quinta, a Secretaria Municipal de Saúde informa que as vacinas estão armazenadas em local estruturado e equipado com geradores, portanto não houve nenhum tipo de perda. 

“Nas unidades básicas de saúde, os refrigeradores também mantêm a temperatura necessária de 6 a 8 horas”, explicou a Secretaria.

Leia mais: 

Roraima fica por quase 2 horas sem energia elétrica nesta quinta -…