Cotidiano

Falta de médicos no Hospital da Criança volta a ser alvo de reclamações

A Prefeitura de Boa Vista informou que está ciente da situação e atribuiu o problema à falta de adesão de médicos aos processos seletivos emergenciais

Após as constantes denúncias de pais que levaram os filhos ao Hospital da Criança Santo Antônio nos últimos dias, relatando que apenas um médico estaria atendendo na unidade, a Prefeitura de Boa Vista informou à redação da FolhaBV, que está ciente da situação e atribuiu o problema à falta de adesão de médicos aos processos seletivos emergenciais feitos pelo Executivo Municipal.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde está ciente e tomando todas as medidas necessárias e cabíveis para resolver essa situação no único hospital infantil, que atende não somente municípios próximos, mas países vizinhos e outros estados. De janeiro até novembro deste ano, o Hospital da Criança Santo Antônio fez mais de 62 mil atendimentos na urgência e emergência.

 Somente esse ano, a gestão realizou quatro processos seletivos emergenciais, além de convocações do último concurso público em vigência para contratação de médicos clínicos e especialistas e outros profissionais para reforçar não somente os atendimentos no hospital, mas em toda a rede municipal de saúde, porém há pouca adesão dos profissionais.

 A gestão implantou recentemente o projeto “Azul e verde”, que na classificação nacional de prioridades são as menos urgentes e que podem ser resolvidas em uma unidade básica de saúde. O hospital tem orientado e sensibilizado pais e responsáveis quanto à busca de atendimento nas UBS e caso aceitem, são agendados com dia e horário de atendimento na UBS mais próxima de sua casa.