Cotidiano

Falta de notícias revolta parentes de detentos da Pamc

Cerca de 30 presos teriam sido encaminhados ao Hospital Geral de Roraima (HGR), por conta de diagnósticos para Coronavírus (Covid-19) fez com que parentes denunciassem a falta de informação sobre os presos da unidade prisional

Familiares de detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) informaram à Folha BV que cerca de 30 presos foram encaminhados ao Hospital Geral de Roraima (HGR) por conta de diagnósticos para Coronavírus (Covid-19). De acordo com esses parentes, tal situação não teria sido informada a eles.

A esposa de um detento, que não quis se identificar relatou que os parentes dos presos não têm sido noticiados oficialmente sobre a situação de saúde de quem é interno da Pamc e que todas as informações sobre a penitenciária têm sido repassadas pelos funcionários da unidade prisional.

“A gente não sabe de absolutamente nada do que acontece lá, não tem notícia de ninguém. A gente só fica sabendo de alguma coisa quando algum detento é liberado e relata o que está ocorrendo na Pamc”, disse a denunciante.

KIT PARA DETENTOS – A mulher também denunciou a reportagem que os kits direcionados aos presos da unidade, com itens de higiene pessoal, fardamento e sandália, que deveriam ser entregues a eles no dia 28 de maio nunca chegaram aos detentos.

“Esses kits são comprados com o nosso dinheiro e a gente faz essa entrega a cada três meses, por isso que pergunto porque ainda não foi entregue esses kits?”, questionou a denunciante 

OUTRO LADO – Em nota enviada a reportagem, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) esclarece que não houve encaminhamento de detentos com suspeita de Covid-19 ao HGR no domingo, dia 14, e em nenhuma outra data, e ressaltou que há apenas um detento da Pamc internado no hospital com diagnóstico positivo para a doença causada pelo Coronavírus.

“Quanto aos kits de higiene pessoal, fardamento e sandália, informa que foram entregues pelos familiares à Sejuc no dia 29 de maio. Todos os itens já foram repassados aos detentos”, finalizou a secretaria em nota.