Cotidiano

Falta de remédio prejudica tratamento de pacientes com HIV

Um documento emitido no dia 23 de fevereiro, pela Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), ao qual a FolhaBV teve acesso, informa que no momento a unidade não dispõe do medicamento no estoque

Pacientes com HIV procuraram a FolhaBV para denunciar que a cerca de um ano estão sem receber o medicamento Ganciclovir Sódico 250mg, que auxilia no tratamento da doença.

“Descobri que sou soro positivo há um ano e meio e desde então faço uso de medicamentos para o controle da doença, no entanto o Governo deixou de fornecer esse remédio há quase um ano, e ele não é vendido em farmácias, apenas fornecido pela rede pública”, disse o biólogo de 47 anos, que precisa tomar 4 comprimidos do remédio de 8 em 8 horas.

Um documento emitido no dia 23 de fevereiro, pela Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), ao qual a FolhaBV teve acesso, informa que no momento a unidade não dispõe do medicamento no estoque.

“O medicamento supracitado está em andamento no processo SEI, o qual se encontra no Núcleo Administrativo para seguimento dos trâmites processuais. Tão logo o fornecimento esteja regularizado, esta CGAF estará informando aos usuários do SUS”, diz trecho do documento.

OUTRO LADO – Sobre o caso, a Secretaria Estadual de Saúde se pronunciou por meio de nota.

Confira na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que os medicamentos para tratamento do HIV são disponibilizados pelo MS (Ministério da Saúde).

A Sesau ressalta que já deu início aos trâmites administrativos para a aquisição do referido medicamento, com recursos próprios, para garantir a melhor qualidade de vida e tratamento dos pacientes acometidos por infecções oportunistas em decorrência do HIV.

Por meio da Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica não tem medido esforços para buscar alternativas que ajudem a manter o fornecimento de medicamentos nas Unidades de Saúde de forma regular, uma vez que tem total ciência de que a saúde é um direito previsto na Constituição Federal e por isso tem adotado todas as medidas para assegurar a garantia desse direito.

Leia mais:

Pacientes criticam formato de atendimento em UBS do Mecejana – Folha…