Cotidiano

Família denuncia que exames foram perdidos dentro do HGR

Marcelo De Souza Silva de 30 anos veio a óbito. Família escreveu uma carta de repúdio

Familiares de Marcelo De Souza Silva de 30 anos, que estava internado no Hospital Geral de Roraima desde o dia 02 de março denunciaram negligência médica. O jovem veio a óbito nessa segunda-feira (07).

Segundo a denunciante, o paciente estava em estado crítico vomitando sangue e com muita febre. “Eu pedi para aplicarem a dipirona para a febre mas enfermeiras só chegaram 2 horas depois” disse.

Segundo ela, foi solicitado o exame de urina e para malária, porém ambos os resultados não foram devolvidos a família.

“A irmã dele solicitou exames como o de urina desde o dia que deu entrada, eles recolheram a amostra de sangue apenas e a perderam, explicação dos mesmos. No sábado, já no dia 06 que resolveram fazer o exame de urina, onde mostrou alterações e a médica de plantão não deu nenhum resultado específico, enquanto isso perderam a coleta do exame para malária, e o seu fígado definhando, os olhos ficando pretos, não conseguia comer nada e estava sempre vomitando um líquido amarelo. Hoje na manhã de segunda-feira, ele veio a óbito” contou.

A familiar relatou que o sentimento é de extrema tristeza e revolta e divulgaram uma carta de repúdio.

“Não porque não sabemos quantas pessoas vão morrer para mostrar que não existe apenas a Covid-19, ainda existem outras doenças e que precisam da atenção médica e, de no mínimo, um atendimento humanitário e respeitoso, onde não precise implorar para que alguém faça o seu trabalho” disse.

Outro lado – A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência,  informa que o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento está contemplado para ser atendido com novos itens que estão em fase de aquisição, por meio de dois processos. E que lençóis, serão adquiridos também outros tipos de rouparias, entre: batas para pacientes, pijamas hospitalares e toalhas de banho.

O processo de aquisição anual terá o edital lançado novamente, para captação de novas empresas interessadas em fornecer o item, e o processo para aquisição de rouparia para atender às demandas decorrentes da pandemia da covid-19 está nos procedimentos de contratação.

É importante ressaltar que os contratos estão aguardando os trâmites finais para a emissão de ordem de serviço para o fornecimento dos itens.