Cotidiano

Familiares de presos fazem nova manifestação no Fórum Criminal

Esse é o quarto ato realizado pelos manifestantes desde a transferência realizada no último dia 12.

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 21h10

A tarde desta segunda-feira, dia 22, foi marcada por mais uma mobilização de familiares de presos da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (CPMBV) no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, situado no bairro Caranã. Esse é o quarto ato realizado pelos manifestantes desde a transferência realizada no último dia 12.

De acordo com uma das manifestantes, a mobilização de hoje tem como finalidade buscar um novo entendimento junto a Justiça sobre a provável situação de risco que os detentos que estão correndo dentro da unidade.

“Vamos aguardar a resposta da juíza sobre a situação dos nossos maridos. A comissão está reunida com ela e esperamos que eles ajudem a reverter essa questão, pois eles [Sejuc] não tem como garantir que eles estarão seguros por lá”. disse ela, referindo-se aos massacres ocorridos em 2016 e 2017 na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

Na última sexta-feira, dia 19, a mesma comissão esteve reunida com o titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes, para tratar da revogação de transferência dos detentos, no entanto, a decisão foi mantida, o que desagrada as manifestantes. 

“O que o André [Fernandes] falou para nós é a mesma coisa. Ele não deu esperança nenhuma deles retornarem para a Cadeia Pública. Na visão dele, eles [presos] não voltam, por isso estamos esperando a juíza rever essa questão”, completou.

A reportagem entrou em contato com a Sejuc, que informou que na sexta-feira, dia 19, durante reunião com a comissão dos familiares dos reeducandos da Cadeia Pública, ficou acordado a realização de uma nova reunião para discutir a questão que no dia 19 de agosto.

A nota reforça ainda que Justiça manteve a decisão da Secretaria sobre a transferência dos presos da Cadeia Pública Masculina para a PAMC Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).   

VEJA MAIS:

Após protestos, governo volta a discutir transferência para Pamc

Familiares de presos questionam transferência para a Pamc