Cotidiano

Familiares de presos fazem protesto no Centro Cívico

Além disso, os familiares relataram problemas como falta de água e que os kits de higiene e fardamento não foram entregues

Na manhã desta quinta-feira, 9, familiares de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) se reuniram na Praça do Centro Cívico, para cobrar do Governo do Estado a retomada das visitas na unidade prisional.

As visitas na PAMC estão suspensas desde o início do mês de março, quando foi realizado o mutirão de saúde dentro do presídio. No dia 20 de março, a Vara de Execuções Penais, do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) suspendeu as visitas nos presídios de Roraima por 120 dias, por conta da pandemia de coronavírus.

Segundo familiares, as visitas são fundamentais para a ressocialização dos presos.

“Nós temos uma visita mensal que muitas vezes dura apenas 1 hora, e ainda fizeram essa suspensão de cinco meses. Nossos familiares não são bichos, precisamos ter esse contato com eles. Eles já estão pagando pelos erros deles, precisam de um mínimo de dignidade”, disse a familiar que preferiu não se identificar.

Outro questionamento dos familiares é sobre a entrega dos kits de higiene e fardamento e falta de água na unidade.

“Recebemos a informação de um rapaz que saiu de lá semana passada de que os kits que entregamos na Sejuc, ainda não chegaram até os nossos familiares, isso é uma falta de respeito, pois nos esforçamos para comprar essas coisas para até agora não ter sido entregue. Além disso, eles têm ficado sem água por vários dias, e muitas vezes os próprios agentes desligam o sistema de abastecimento de propósito, isso é revoltante”, acrescentou uma manifestante.

CPP – Sobre os presos do regime semi-aberto que ficarão isolados por 90 dias, os familiares relatam que muitos correm o risco de perder o emprego.

“Para conseguir um emprego recém saído de uma prisão é muito difícil, pois existe um preconceito por parte da sociedade, e com esse isolamento de 90 dias, os presos de semi-aberto podem ser demitidos e isso irá complicar ainda mais a situação deles, acreditamos que não há a necessidade desse tempo inteiro de isolamento”, concluiu.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania que por meio de nota informou  que todas as visitas no sistema prisional estão suspensas por tempo indeterminado por meio do Decreto N° 28.635-E de 22 de março de 2020. Informou ainda, que a medida foi ratificada através de decisão judicial.

Sobre o CPP (Centro de Progressão Penal) a Sejuc destacou que também está sendo cumprida decisão judicial que impede a saída ou entrada de detento, a fim de evitar o contágio externo de COVID-19 e contaminação no sistema prisional.

A nota acrescenta ainda que todos os reeducandos receberam os kits de fardamento e de higiene pessoal e que nas unidades não há falta de água.

Matéria atualizada às 12h49 com a nota da Sejuc