Cotidiano

Familiares denunciam sumiço de paciente dentro do HGR

Pedro dos Santos Mendes Amorim, de 57 anos, deu entrada no hospital após uma convulsão; corpo do paciente foi encontrado horas depois identificado com o nome de outra pessoa

Os familiares de Pedro dos Santos Mendes Amorim, de 57 anos, ficaram horas buscando notícias do seu paradeiro, após o paciente ter dado entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) no início da madrugada. A informação é que os parentes de Amorim esperaram por informações da sua localização desde as 13h desta quarta-feira, 20. 

Segundo Maria Edithe Aires, tia da esposa de Pedro, o paciente foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e deu entrada desacordado às 23h58 no HGR, após ter tido uma convulsão em casa. Na ocasião, foi informado à esposa de Pedro que iriam realizar a reanimação e que a mesma preenchesse uma ficha com dados do paciente, mas que deveria aguardar em casa por conta da pandemia do covid-19 e retornar no dia seguinte.

Ao retornar no dia seguinte, às 13h, para obter informações do esposo, a família disse que os profissionais não sabiam informar o paradeiro de Pedro. “Disseram que ele não estava no trauma e que iam ver nas câmeras de segurança, que iam entrar em contato com o Samu para saber qual médico que recebeu ele. Já fomos atendidos por assistente social, levados para esperar em uma sala e nada. A cada momento vem alguém perguntando alguma coisa, mas não informam. Isso é uma imoralidade, é inaceitável”, declarou. “Ele deve ter falecido, só pode ser. Agora estamos aguardando o médico vir falar com a gente”, afirmou Edithe.

ATUALIZAÇÃO – Por volta das 17h de hoje, a informação repassada à Folha é que os familiares foram comunicados que o paciente havia falecido. A explicação dada à família é que Pedro estava no necrotério do HGR, porém, identificado com o nome de outra pessoa.

“Ele estava com o nome de um tal de Moisés, de Rorainópolis. Falaram com a família que esse Moisés tinha morrido e a família disse que ele estava vivo e que estava lá em Rorainópolis. Aí que foram ver a possibilidade de terem trocado a ficha. Vão agora emitir uma ficha nova para poder registrar o falecimento dele”, informou Maria Edithe, muito abalada. A família relatou que vai adotar as medidas cabíveis frente aos acontecimentos.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para saber informações do paciente e aguarda retorno.