Cotidiano

Familiares pedem doação de sangue e plaquetas para jovem com leucemia

A cirurgiã-dentista Bárbara Caroline Mangabeira de Souza, de 25 anos, está internada no Hospital das Clínicas

Os familiares da cirurgiã-dentista Bárbara Caroline Mangabeira de Souza, de 25 anos, mobilizam uma campanha de doação de sangue e plaquetas para a jovem diagnosticada com leucemia mieloide aguda (LMA). Os interessados podem participar indo ao Hemocentro de Roraima (Hemoraima) pelos próximos três meses.

Segundo Romélia Mangabeira, tia da jovem, Bárbara descobriu os sintomas e logo em seguida foi internada no bloco da Oncologia, no Hospital das Clínicas em Boa Vista, há cerca de três semanas. Desde então, a paciente necessita de transfusão de sangue e plaquetas de forma semanal, algumas vezes intercalando dia sim e dia não, dependendo do seu estágio de saúde.

“Hoje ela se encontra recebendo plaquetas, recebe plasma, recendo sangue, por que esse tipo de leucemia é hemorrágica. Por conta disso, a família decidiu se reunir para realizar essa campanha em prol da saúde da Bárbara, para que não falte para ela o tratamento e para outras pessoas que também estejam precisando de doação”, explica.

Romélia afirma que a campanha pede prioritariamente pela doação de sangue A+ (do tipo de Bárbara) e O- (doador universal), mas não descarta aqueles que tiverem interesse de doar independente do tipo sanguíneo. Quem puder participar da campanha deve procurar o Hemocentro, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR).

“O doador de plaquetas pode doar de dois a dois dias. Basta ir ao Hemocentro, dar o nome dela e fazer a doação. Lá será colhido somente plaquetas. Se quiser doar sangue, ele pode chegar lá e dar o nome dela também. Mas não estamos pensando só na Bárbara, aproveitando a campanha dela para ajudar as pessoas que estão precisando”, complementou.

A tia da jovem completa que a campanha terá o prazo inicial de três meses, que é quando tempo dura o tratamento da jovem, com o recebimento de sangue e plaquetas. “Esse primeiro ciclo vai durar três meses, que ela vai ficar tomando sangue e plaquetas. Ela tem apenas 25 anos, a gente não sabe o dia de amanhã. Por isso estamos pedindo que quem puder, nos ajude. A famíla está fazendo esse apelo”, concluiu.

DOAÇÃO DE PLAQUETAS – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doação de plaquetas é similar à doação de sangue. No procedimento, o sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional.

A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos. Esse processo é feito de forma segura com material descartável e livre de contaminações. Esta doação, que deve ser agendada com antecedência, dura cerca de uma hora e meia.