Cotidiano

Famílias de migrantes coletam água da chuva para beber e tomar banho

No local, moram 139 adultos e 57 crianças

Imagina você ter a sua água tratada cortada e ter que usar a água da chuva para beber, tomar água, cozinhar e lavar. Uma realidade inimaginável! Mas essa é a realidade de 139 adultos e 57 crianças, que moram em uma ocupação, no bairro 13 de setembro. O problema está ocorrendo desde o final do mês de julho.

A reportagem esteve na ocupação espontânea Coronel Monteiro e conversou com os moradores que relataram como estão sobrevivendo coletando água da chuva.

De acordo com a voluntária Simone Oliveira, as famílias eram atendidas, desde 2020, por um projeto de abastecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), porém o projeto não foi renovado.

“Não foi renovado o projeto e o abastecimento foi interrompido. Tinha a expectativa de ser renovado, mas não foi e as famílias estão sem água desde domingo. A água e comida são suprimentos básicos, indispensáveis para a sobrevivência e aqui estão privados”, explicou.


Voluntária Simone Oliveira (Foto: Nilzete Franco/Folha BV) 

Por conta da água utilizada para consumo ser da chuva, as pessoas, principalmente, as crianças estão com alguns problemas de saúde, como vômito, diarreia, entre outros problemas relacionados à má qualidade da água. Para amenizar o problema, as famílias pedem água dos vizinhos, que nem sempre ajudam. Por conta da cheia dos rios, os moradores tem medo de ir até a beira pegar água.

“É uma situação muito difícil. Nós e os nossos filhos estamos adoecendo por está bebendo a água da chuva. Pedimos dos vizinhos que nem sempre nos doam”, destacou a líder da ocupação, Angelis Navarro.


Líder da ocupação, Angelis Navarro (Foto: Nilzete Franco/Folha BV) 

Simone relatou, ainda, que outras ocupações em Boa Vista e no interior que eram atendidas pelo projeto também estão sem acesso a água tratada. Para ajudar as famílias afetadas pela falta de água, a voluntária tem levado para a sua casa algumas peças de roupa dos ocupantes para lavar. “Essa é uma forma de amenizar a situação e ajudar essas pessoas”, explicou.

Como está semana foram registradas chuvas em Boa Vista, as famílias aproveitaram para coletar a água com baldes e tomar banho. 

A reportagem entrou em contato com a Companhia de Águas e Esgotos (Caer) sobre o abastecimento das ocupações e aguarda retorno.


Como está semana foram registradas chuvas em Boa Vista, as famílias aproveitaram para coletar a água com baldes e tomar banho (Foto: Divulgação)