Cotidiano

Famílias reclamam da falta de água em loteamento

A Caer informou que equipes técnicas estão realizando manutenção corretiva de emergência em todo o sistema diariamente para aumentar a produção de água potável na capital

Moradores do loteamento Jardim Satélite, localizado no Bairro Murilo Teixeira, procuraram a Folha de Boa Vista para relatar que constantemente sofrem com a falta de água, que já dura quase duas semanas. No local vivem mais de 100 famílias.

Uma das moradoras é a dona de casa Rosilda de Amorim, 35, que relata que falta água durante o dia todo e, quando retorna, vem fraca não permitindo a realização de atividades domésticas.

Segundo ela, antes desse problema, a água sempre vinha em forte quantidade. “Não sei o que está ocorrendo, porque, antes desse problema, tínhamos água diariamente”, ressaltou Rosilda.

A dona de casa contou que tem encontrado dificuldades para se adaptar temporariamente com a falta de água em sua residência. “Para tomar banho encho um balde, não conseguimos lavar roupas na máquina e cozinhar. Pra quem antes não sofria com isso, é ruim. Mas essa questão não tem sido um problema somente meu, é de todos nós que vivemos aqui”, disse.

Rosilda informou ainda que a Caer já foi acionada, para que desse uma explicação sobre essa situação, mas até o momento não deu retorno. “Por isso estamos procurando a imprensa”, disse a moradora do loteamento.

Estiagem tem afetado o abastecimento de água, diz Caer

Devido ao forte período de estiagem que assola Roraima e o alto consumo de água, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informou que equipes técnicas estão realizando manutenção corretiva de emergência em todo o sistema diariamente para aumentar a produção de água potável na capital, o que pode estar causando instabilidade no abastecimento.

O nível do Rio Branco está baixando devido a estiagem (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Ainda de acordo com a Caer, com a estiagem, o lençol freático é afetado e isso prejudica a produção nos poços artesianos, sendo necessária a realização de manobras para aumentar as reservas de água que tendem a baixar.

A Empresa informou ainda que continua seguindo calendário de perfuração de novos poços para reforçar o abastecimento tanto na capital quanto no interior.

POÇOS – A Caer informou que em 2020, já foram perfurados poços nos bairros, Cidade Santa Cecília (02), loteamento Cidade Universitária (01), Conjunto Pérolas do Rio Branco (01) e Cinturão Verde (01), São Bento (01), Jardim Tropical (01), Araceli Souto Maior (01), somados aos que já estavam ativos na capital, totalizam 67 poços atualmente. Na próxima semana inicia a perfuração de mais um poço artesiano no bairro Operário.

No interior do Estado, a Caer informou que já foram perfurados 02 poços no município de Amajari, 02 em Pacaraima, 01 na sede do Cantá, 01 na vila São José/Cantá.