Cotidiano

Fatores emocionais prejudicam o aprendizado de crianças e jovens

A psicopedagoga Graciela Ziebert explica que a situação emocional de crianças e adolescentes ocasionam o desinteresse em aprender.

Quando desenvolvemos uma ansiedade em decorrência de alguma doença, por exemplo, nossa capacidade de atenção e concentração é prejudicada, ocasionando dificuldades para absorver novos conteúdos e informações, o que acaba provocando um fraco rendimento escolar.

A coluna “Nossos Filhos” dessa semana com a psicopedagoga Graciela Ziebert explica que assimilação da aprendizagem esta ligada diretamente a fatores emocionais do indivíduo, nesse caso em crianças e adolescentes.

Segundo Graciela, a situação emocional da criança durante a pandemia é um dos fatores que ocasiona o desinteresse em aprender.

“Estamos vivendo em um momento de distanciamento e isolamento social, e isso ocasiona em frustrações, medo, ansiedade e insegurança. Tudo isso distancia o aluno do interesse em estudar”, frisa a profissional.

A psicopedagoga ainda ressalta a importância da família observar os sinais que as crianças apresentam no desinteresse em estudar.

Para saber quais são esses sinais e como ajudar as crianças nessa fase, acesse o link da coluna:

https://folhabv.com.br/coluna/79/falando-de-educacao