Cotidiano

Feira Intercultural Indígena vai apresentar produtos feitos com buriti

O evento será neste sábado, 17, no Centro Cultural e de Formação Indígena

O Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), irá realizar mais a Feira Intercultural Indígena, edição de Natal, com o tema “Festa do Buriti” neste sábado, 17. Serão expostos produtos e iniciativas baseados nesta palmeira que é comum à tradição de muitos povos indígenas do centro e norte da América do Sul.

Os visitantes terão acesso aos produtos de empreendedores indígenas como trançado de fibra, telhado de palha, artesanatos, redes, panelas de barro, culinária e receitas, biojoias e muitos outros produtos da cultura de diversas etnias da Venezuela, do Brasil e da Guiana. Será uma grande festa, unindo diferentes povos indígenas na partilha de seus saberes e costumes.

A Feira de Natal tem uma extensa programação que abrange diversos aspectos das culturas dos povos indígenas atendidos pelo CCFI. Haverá uma oficina de processamento da fibra de buriti: extração, cozimento, secagem e trançado. Palestras abordarão temas como o valor cultural da culinária indígena, educação ambiental, empreendedorismo e o projeto artesanal desenvolvido pelo Museu A Casa com as indígenas da etnia Warao.

Haverá também a apresentação de danças tradicionais e de músicas, que serão executadas pela Orquestra Indígena “Música sem Fronteiras”, projeto desenvolvido em parceria entre o CCFI e a Associação dos Migrantes Indígenas de Roraimö (AMIR).
 
Sobre o Centro Cultural e de Formação Indígena

Foi inaugurado em maio de 2021 e é um projeto desenvolvido pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) com o apoio da Operação Acolhida. Tem como objetivo ofertar, gratuitamente, cursos profissionalizantes e oficinas de capacitação à população indígena proveniente da Venezuela, Guiana e do Brasil, possibilitando, desta forma, condições para que alcancem a autonomia socioeconômica.
 
Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) dispõe de espaços para atividades e encontros culturais, salas multimídias para cursos e oficinas, laboratório de informática, ateliê de artesanato e costura, espaço barbearia, cozinha semi-industrial e horta medicinal.

O local também funciona como um ponto de encontro para que as diferentes etnias e comunidades indígenas venezuelanas, brasileiras e guianesas possam compartilhar suas vivências e aspirações, trocar experiências, fortalecer sua cultura e tradições, debater e tomar decisões acerca de sua realidade.

Os cursos e atividades são oferecidos de forma contínua, de acordo com a demanda, e conta com o apoio e cooperação de diversas instituições e visam trazer melhoria na qualidade de vida, emancipação social e geração de renda através da preparação laboral para inserção no mercado de trabalho.

Serviço: Feira Intercultural Indígena “Festa do Buriti”
Data: 17.12.2022
Local: Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) – Avenida Carlos Pereira de Melo, 999, Bairro Jardim Floresta.