Cotidiano

Feira apresenta projetos sociais financiados com recursos do TJRR

Serão resultados das ações desenvolvidas por entidades e instituições que são beneficiadas com recursos da Vepema

Neste próximo sábado (9), a partir das 17h, a Vepema (Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) realiza a ‘Feira de Resultados dos Projetos Sociais’.

O objetivo é apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos por instituições públicas e privadas que desenvolvem as atividades com o apoio de recursos das Penas de Prestação Pecuniária do Poder Judiciário de Roraima. Mais de 50 projetos estarão expostos durante o evento. A feira será realizada na Praça Velia Coutinho, localizada na avenida Capitão Ene Garcez, no bairro São Francisco.

A servidora da Vepema, Shirlene Fraxe, explicou que a feira representa o resultado positivo do apoio que o Poder Judiciário dá a essas instituições. “As transformações que o incentivo, por meio do recurso, pode ter proporcionado na vida daquelas pessoas que foram diretamente beneficiadas pelas ações sociais podem ser apresentadas durante o evento”, comentou.

Ela destacou que todos os anos a Vepema lança um edital para selecionar projetos sociais voltados para as áreas de educação, saúde, segurança pública, trânsito, meio ambiente, além de outras áreas relacionadas ao desenvolvimento social e, também, as ações que incentivam o processo de reinserção da pessoa na comunidade, na família e na sociedade.

A previsão para o lançamento do próximo edital é para junho de 2020. As instituições que desejam participar precisam obedecer alguns critérios. O primeiro passo é ser devidamente cadastrada na Vepema e compor a rede social, antes da publicação do edital.

“É preciso nos procurar [Vepema] e preencher um cadastro. A partir daí realizamos uma visita à instituição, seja ela governamental ou não governamental. É realizada então uma avaliação e, posteriormente, é emitido um parecer sobre a viabilidade da parceria”, explicou, ao reforçar que as instituições que pretendem participar do edital precisam ter um funcionamento regular, com horários estabelecidos e estrutura legal de funcionamento.

Para detalhes e mais informações sobre os critérios e documentação necessária para acesso aos editais, os interessados podem entrar em contato com a equipe da Vepema por meio dos telefones: 3194- 2655 e 3194 – 2657 ou procurar o gabinete da Vara, localizado no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, na avenida Cabo PM José Tabira de Alencar Macedo, 602, no bairro Caranã.