Cotidiano

Feiras livres voltam a funcionar em Boa Vista neste sábado

Na feira do bairro Pintolândia, o movimento de feirantes e clientes começou cedo.

As feiras livres de Boa Vista voltaram a funcionar neste sábado, 19, conforme previu o decreto publicado pela Prefeitura de Boa Vista, no dia 11 de setembro, autorizando a reabertura desses locais.

De acordo com o decreto, o retorno deve ocorrer nos locais, dias e horários estabelecidos, com revezamento semanal entre os feirantes, de modo que em cada dia de funcionamento ocorra a montagem das barracas de apenas uma das laterais ao longo da extensão da via destinada às feiras.

O feirante apenas poderá montar a sua barraca nas datas estipuladas no rodízio que será informado pela prefeitura em ato próprio. Na feira do bairro Pintolândia, o movimento de feirantes e clientes começou cedo.

Inaldo Trindade (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O feirante Inaldo Trindade, 47 anos, disse que está muito feliz em retornar ao trabalho.

“Essa é a nossa única fonte de renda, mas entendemos que a medida foi necessária em prol da saúde de todos. Agora temos que respeitar as regras que foram estabelecidas para que a feira se mantenha em funcionamento”, disse Trindade.

Raimundo Mota (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O policial aposentado, Raimundo Mota, 65 anos, foi fazer compras no local e citou a importância da feira para a economia local.

“Essa feira é importante tanto para os feirantes, quanto para a população aqui do Silvio Botelho. Mas as pessoas não podem deixar de tomar as medidas sanitárias para manter a saúde de todos, para que tudo se normalize”, reforçou.

MEDIDAS – Ainda de acordo com o decreto, para o desenvolvimento das atividades os feirantes terão que usar máscaras faciais obrigatórias, está proibido o consumo de produtos no local, degustação de alimentos ou bebidas. Está proibida também a montagem de mesas e cadeiras para consumo de alimentos no local. O acesso deverá ser controlado, e devem ser adotadas as condições de higiene e asseio nas bancas e barracas.

Os feirantes também deverão realizar limpeza das bancas e outros utensílios, atender os clientes mantendo o distanciamento. Deverão também ser disponibilizado pelos feirantes em suas barracas os produtos de higienização do tipo álcool em gel 70%.

O decreto proíbe a participação de feirantes, trabalhadores e ajudantes na condição de gestante ou lactante.