Cotidiano

Festival de Xadrez reúne mais de 60 estudantes

A programação encerra nesta sexta-feira, 3, com a premiação dos vencedores

Com rodadas classificatórias femininas e masculinas, começou nesta quinta-feira (2), a 4ª edição do Festival de Xadrez Escolar da rede municipal. São dois dias de disputas que reúne 62 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental na quadra de esportes da Escola Municipal Cunhatã Curumim. 

O xadrez é um conteúdo importante aplicado nas aulas de Educação Física, uma  prática esportiva que desenvolve diversas habilidades cognitivas essenciais para os alunos. “Os benefícios são muitos, trabalha o cognitivo, a paciência, a estratégia, a tranquilidade e o raciocínio lógico. O aluno precisa raciocinar a jogada para capturar e se movimentar no jogo”, disse Gledson Eduardo, gerente de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Quem saiu feliz da mesa de jogo foi a aluna Annaulli de Oliveira, 11 anos, da Escola Municipal Maria Teresa Maciel. Ela venceu a primeira rodada por 12 a 9 contra a adversária. “É minha primeira vez participando do festival. Eu vim com tudo e quero ganhar. Se eu perder, o importante é que eu participei e dei o meu melhor. Aprendi a gostar de xadrez com meu irmão, mas foi meu professor que me treinou e me preparou para estar aqui hoje”, disse.

Quem foi ao festival torcer pelo filho Daniel, da Escola Municipal Maria Gertrudes, foi o autônomo Daniel Souza, 37. “Para mim é motivo de grande alegria ver ele jogando. Sempre gostei de jogar xadrez e meu filho aprendeu a gostar também. Desde que ensinei a ele a praticar, a gente vem treinando e nunca imaginava que teria esse momento tão importante aqui hoje”, disse.

Ao término das finais, todos os alunos participantes receberão medalhas, e os mais bem classificados receberão premiação do 1º ao 5º lugar. Serão premiadas também as cinco escolas que tiverem o maior número de alunos classificados.

O ensino da Educação Física no município busca desenvolver boas práticas educacionais, contribuindo na aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes. A prática esportiva no ambiente escolar tende a propiciar a interação, socialização, inclusão e decodificação social dos alunos, conscientizando-os de suas limitações e potencialidades, proporcionando tarefas desafiadoras.

O encerramento do Festival será nesta sexta-feira, 3, a partir das 8h30, com os confrontos das eliminatórias e premiação dos vencedores.