Cotidiano

Festival de ciências terá participação de pesquisadores de Roraima

Pint of Science Brasil é um festival anual de ciências que tem como objetivo comunicar desenvolvimentos científicos

O Pint of Science Brasil é um festival anual de ciências que tem como objetivo comunicar desenvolvimentos científicos contemporâneos ao público, trazendo cientistas a bares, cafés e outros locais públicos para compartilhar suas pesquisas e descobertas. Devido aos recentes acontecimentos globais envolvendo o coronavírus, o festival acontece até amanha (10) e , será exclusivamente no formato on-line.

Além da edição nacional, o Pint Brasil Online terá a participação de 73 cidades de todas as cinco regiões do País, com eventos locais nos três dias, sempre até as 20h, quando começa a programação nacional. A cidade de Boa Vista fará parte da programação pela primeira vez.

Na primeira noite da programação local, as pesquisadoras Marcelle Alencar Urquiza e Hellen Ferreira da Silva, docente e discente da UFRR, irão debater sobre o tema “Mulheres e meninas na ciência: queremos mais!”, contando as experiências vividas na condução e execução do projeto de pesquisa que reuniu as Robonáticas (meninas).

Na quarta-feira (9),  a programação local contará com a participação de Ana Carolina Ferreira Alves (UERR) e Isabella Coutinho Costa, com o tema “Documentar línguas indígenas para quem e para quê?”.

Para encerrar a programação, na última noite o líder indígena Maurício Yekuana e o geólogo Marcelo Ricardo Souza de Almeida irão debater sobre a mineração e o garimpo no Estado de Roraima.

Fazem parte da coordenação do evento em Boa Vista os professores da UFRR Leonardo Evedove (Relações Internacionais), Elizete C. Holanda (Geologia) e Luiz Alberto Pessoni (Ciências Biológicas).

Quarta-feira, 09 de setembro

Documentar línguas indígenas para quem e para quê?

Ana Carolina Ferreira Alves

Isabella Coutinho Costa

Link: https://www.youtube.com/watch?v=hL-Bj1GBenU

 

Quinta-feira, 10 de setembro

Mineração e garimpo em Roraima: é possível conciliar interesses?

Marcelo Ricardo Souza de Almeida

Maurício Yekuana

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mI3Izee02q4