Cotidiano

Fiscais da Aderr apreendem carne de abate clandestino

O produto foi interceptado por policiais rodoviários federais, vindo de uma propriedade rural localizada na direção do município de Bonfim

Fiscais agropecuários foram acionados por policiais civis na tarde desta sexta-feira, 26, para apreenderem e condenarem carne clandestina fruto de abigeato (furto de gado), ocorrido na BR-401. O produto foi interceptado por policiais rodoviários federais, vindo de uma propriedade rural localizada na direção do município de Bonfim.

O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Aderr (Agência e Defesa Agropecuária de Roraima), Diego Costa, informou que os policiais civis chamaram os fiscais agropecuários para irem até à 1º DP a fim de tomarem ciência do ocorrido e procederem conforme pede a legislação nesses casos. “Fomos até à delegacia para lavrar a apreensão e condenação da carne, depois destinamos para o aterro sanitário”, explicou.

Abate clandestino é proibido

Esse tipo de comércio é proibido, pois pode comprometer a segurança alimentar da população. Além de afetar diretamente a saúde dos consumidores, os abatedouros clandestinos também causam prejuízos a diversos setores da economia. O meio ambiente também sofre com esse tipo de abate, pois dejetos são atirados nos rios e córregos próximos à região das propriedades rurais, ou são deixadas apodrecendo ao ar livre.

O erário também é atingindo, porque abatedouros clandestinos não recolhem nenhum tipo de tributo ao Estado. Além disso, causam maus tratos aos animais, pois estes são abatidos por marretas ou facões, causando grande sofrimento.

PRF apreende carro abandonado com um boi morto e armas – Folha de Boa…