Cotidiano

Flexibilização do comércio dependerá do Hospital de Campanha

A Operação Acolhida disse que o espaço não está funcionando, pois faltam equipamentos e profissionais de saúde que devem ser fornecidos pelo Governo

A Prefeitura de Boa Vista informou que estuda um plano de reabertura do comércio em Boa Vista, mediante o início do funcionamento do Hospital de Campanha, que tem novos leitos para atender pacientes de covid-19.

De acordo com o executivo municipal, a não reabertura do comércio é uma recomendação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

“O Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus destaca que, para que haja uma flexibilização, se faz necessário o acompanhamento diário do avanço da doença na capital, estudando estatisticamente casos confirmados, suspeitos e mortes, levando em consideração o número de pacientes internados e a quantidade de leitos disponíveis em Roraima”, acrescentou a nota da Prefeitura.

HOSPITAL DE CAMPANHA – Segundo informações da Operação Acolhida, a estrutura física da Área de Proteção e Cuidados (APC) está pronta desde o dia 28 de abril. O espaço disponibilizará até 782 leitos.

A Coordenação da Operação Acolhida informou que a Área de Proteção está funcionando, inclusive atendendo imigrantes infectados e que recebem o acompanhamento clínico com profissionais do Exército.

E que a Área de Cuidados está com o setor administrativo em funcionamento. No entanto, o espaço ainda não tem condições de funcionar, pois faltam equipamentos e profissionais de saúde que devem ser fornecidos pelo Governo do Estado.

GOVERNO DO ESTADO – A FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado e por meio de nota a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que tem trabalhado de forma integrada com o Exército Brasileiro para assegurar o pleno funcionamento da Área de Proteção e Cuidados (APC).

A Secretaria esclareceu na nota que na semana passada foi realizada uma visita para a identificação das últimas necessidades, para colocar em prática o planejamento de trabalho ao enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), com a expectativa de utilização de 80 leitos inicialmente.

A nota ressalta, ainda, que o planejamento inclui a possibilidade de ampliação dos leitos, conforme o crescimento da demanda. Para tanto, será aberto processo de contratação imediata do corpo clínico, em duas modalidades: cooperativa e processo seletivo.

Ainda na nota a Sesau reforça que realizará contrato na modalidade DISPENSA de licitação, para chamamento público para fornecedores de insumos, medicamentos e material médico hospitalar. O chamamento será aberto para empresas nacionais e deve ser realizado até o fim desta semana. O objetivo é adquirir todos os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), equipamentos e medicamentos para atender a demanda do Estado. A gestão reforça que não tem medido esforços para fortalecer o trabalho de combate à doença.