Cotidiano

Folha de Boa Vista completa 37 anos com novidades em tecnologia

O objetivo é criar uma redação jornalística hiperconectada

O jornal Folha de Boa Vista circulou pela primeira vez no dia 21 de outubro de 1983 e, de lá pra cá, tornou-se a principal fonte de informação dos roraimenses, acompanhando a evolução da notícia. Da mídia impressa desenvolveu também a Rádio Folha AM, FolhaWeb e ampliou a sua atuação com a migração para a Rádio Folha 100.3 FM e conteúdo digital no FolhaBV Play e nas redes sociais. A intenção, desde o início, sempre foi contribuir com o acesso de conhecimento da população e ser um meio de comunicação independente e necessário.

No ano de 2020, data em que completa 37 anos de criação, o jornal Folha de Boa Vista também sofreu o impacto da pandemia do coronavírus e precisou se reinventar. Medidas foram adotadas para garantir a segurança de servidores e leitores, mantendo o serviço essencial da imprensa para prestar maiores esclarecimentos sobre a doença do covid.

Mesmo com os obstáculos, o Grupo FolhaBV conseguiu concretizar diversos feitos em 2020, sendo um dos vencedores do Desafio de Inovação da Google,  que resultou em uma parceria com a empresa internacional para produção de conteúdo digital e a seleção para o projeto ‘Google News Showcase’, chamado “Destaques” no Brasil.

Também inovou com transmissões ao vivo pela internet das entrevistas da Rádio Folha 100.3 FM, onde os entrevistados participavam por vídeo de qualquer lugar do país, atendendo as recomendações das organizações de saúde. As entrevistas ficam disponíveis no portal da Rádio Folha 100.3 FM e nas páginas do Facebook da FolhaBV, também para os ouvintes que quiserem acompanhar novamente os questionamentos.

Outra novidade foi a disponibilização de suas edições antigas por meio do acervo da Biblioteca Nacional, local onde estão guardados uma grande parte da história do Brasil desde o seu descobrimento, fruto de um esforço em conjunto realizado ao longo de quatro anos, pelo Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado pelo professor Dr. Maurício Zouein.

Por fim, a estrutura física do jornal também passa por reformas e inovações, com aquisição de novos equipamentos e a expectativa de criação de um estúdio digital dentro da redação, também uma forma de integrar todos os serviços oferecidos pelo Grupo Folha de Comunicação. Além disso, a equipe manteve a sua cobertura de notícias à nível internacional, nacional e regional, como a visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pompeo, à Roraima; o fechamento do comércio e o avanço da covid no Estado, os casos policiais que chocaram a população e o acompanhamento do processo eleitoral de 2020.

Capa da primeira edição do jornal Folha de Boa Vista, veiculado no dia 21 de outubro de 1983 (Foto: Divulgação/Biblioteca Nacional)

Leitores podem esperar por conteúdos digitais e informativos

Hoje, o site FolhaBV possui uma parceria com a Google para a produção de conteúdo digital. Segundo o diretor de tecnologia da Folha Web, Alberto Cruz,  o objetivo é trazer um conteúdo digital, porém ainda com a identidade roraimense da informação.

“Assim que tivemos informações a respeito desse suporte da Google, por meio da Agência Nacional dos Jornais, tivemos todo um apoio em relação a nossa transformação digital, e iremos converter tudo em qualidade e inovação tecnológica para os nossos leitores e ouvintes”, explicou.

Entre as novidades que a empresa vem adaptando está a criação de um estúdio digital dentro da redação. “Será um espaço para criar novos formatos que irão contribuir com o nosso site. Produção de vídeos e áudios serão feitos diretamente do nosso estúdio, trazendo a integração entre a informação e a tecnologia, com mais interatividade e conteúdo de mídia, e um material mais completo”, reforçou.

Diretor de tecnologia da Folha Web, Alberto Cruz

A Folha é uma porta para aqueles que querem coletar mais informações sobre o estado de Roraima.

“Nós entendemos o nosso papel, e queremos fazer da melhor forma possível essa transição, sem perder o foco na população roraimense. Nós temos valores fundamentais de ser um meio de comunicação voltada para as notícias regionais”, observou.

Alberto ressaltou que toda a programação da Rádio Folha também pode ser assistida pelas redes sociais. “Por meio do site e da página oficial do Facebook é possível assistir os nossos radialistas produzindo o conteúdo, entrevistando e fazendo os comentários e perguntas do público ao vivo”, acrescentou.

Leia mais: