Cotidiano

Forças de segurança intensificam atuação em bairros da zona Oeste

As Forças de Segurança Pública de Roraima desencadearam no final da tarde desta sexta-feira, 16, a Operação Sicarius, uma medida de repressão às práticas ilícitas e de preservação da paz pública.  A operação policial teve início pelo bairro Treze de Setembro e se encerrou à noite no bairro Nova Cidade.

A ação de Governo foi realizada em um trabalho integrado entre as Polícias Civil, por meio do GRT (Grupo de Resposta Tática), e Militar, por meio das guarnições do Choque, GIRO e Força Tática. A presença dos policiais gerou mais visibilidade das Instituições e consequente sensação de segurança subjetiva e objetiva por parte da comunidade.

A operação de rua foi coordenada pelo tenente Catão, da Força Tática. Em quatro horas de trabalho, os policiais percorreram os bairros Treze de Setembro, Pérola e Nova Cidade.

No bairro Treze de Setembro, que recentemente foi alvo de várias reclamações por parte dos moradores sobre a atuação de criminosos, os policiais fizeram abordagens em frente a uma vila, nas ruas próximas ao Rio Branco e na Praça do Bairro. 

Após o bairro Treze de Setembro, o aparato policial percorreu praças e pontos considerados sensíveis pelas forças de segurança nos bairros Pérola e Nova Cidade. A ação abordou aproximadamente 170 pessoas em todos os lugares percorridos. Ninguém foi preso na ação.

Conforme o delegado Geral, Herbert de Amorim Cardoso, a intensificação do policiamento preventivo e integrado das forças de segurança nos bairros de Boa Vista é uma determinação do governador Antonio Denarium, visando levar mais segurança ao cidadão e promover um ambiente de paz. Segundo ele, essa integração fortalece ainda mais as ações de combate ao crime organizado.

“Tanto os policiais civis, quanto os policiais militares são profissionais preparados para o combate à criminalidade. A presença da Polícia nas ruas inibe a atuação de criminosos. Trata-se de uma ação de Governo que terá continuidade e ganhará muito mais reforço, tendo em vista todas as ações que o governador Antonio Denarium, por meio das Instituições de Segurança, tem promovido, como concurso público, aquisição de mais viaturas, armamentos e outras ferramentas que darão maior suporte aos trabalhos”, assegurou.

O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Xavier, destacou que a operação Sicarius é um esforço coletivo das forças de Segurança que atuam na Capital.

“Após algumas ocorrências relacionadas aos crimes violentos, praticadas por organizações criminosas, o Governo do Estado determinou que, através da Secretaria de Segurança Pública, fosse organizada uma operação de caráter pontual e assim tem sido feita semanalmente em determinados bairros. As forças de segurança têm atuado de forma conjunta, com a intenção de reprimir pontualmente situações relacionadas ao tráfico de drogas, à localização de armas, de foragidos e de veículos oriundos de furto e roubo, que são o que movimentam o crime organizado”, observou.

Para o comandante, a operação Sicarius tem uma grande importância pela ação efetiva da presença policial nas ruas.

“Além da presença da Polícia, secundariamente reforçamos a ação integrada das corporações. Ressaltamos que estamos vivendo um excelente momento de integração operacional entre os órgãos de segurança, seja no âmbito estadual, quanto federal”, ressaltou.

OPERAÇÃO SICARIUS – A Operação Sicarius foi lançada pelo Governo de Roraima em fevereiro deste ano e tem por objetivo principal massificar a presença das Polícias nas ruas, para um enfrentamento mais qualificado à criminalidade. O nome da operação se refere a “assassinos contratados”, relacionado ao crime organizado.