Cotidiano

Fortalecimento da rede de proteção será foco de capacitações em RR

Promovidas pela Defensoria Pública, Anadep e Coletiva de Defensoras do Brasil, as ações serão realizadas nos dias 25 e 26, no auditório da DPE

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 19h.

Fortalecer as ações da rede de proteção da mulher no País, reunindo todos os entes que atuam nas mais diversas esferas da sociedade. É com esse objetivo que a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE), em parceria com a Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e Coletiva de Defensoras do Brasil, promove duas capacitações importantíssimas em Roraima.

Ambas as ações, previstas para acontecerem nos dias 25 e 26 deste mês, são voltadas para as discussões sobre gênero, raça e migração no Estado, conforme explicou Dra Jeane Xaud, defensora pública do estadual.

“Além de alusivas ao Dia Nacional de Teresa de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, essas duas capacitações visam mostrar para as profissionais da região Centro-Sul do país a realidade que nós estamos vivenciando e de que forma é feito o enfrentamento das diversas problemáticas aqui na região Amazônica, fazendo também com que elas possam trazer conhecimentos para fortalecer a nossa rede de atenção das mulheres em situação de violência”, disse.

Os interessados nos eventos podem se inscrever diretamente na sede da DPE, situada na avenida Sebastião Diniz, no Centro, no horário das 7h às 14h30, ou encaminhado um email para [email protected].

“São dois eventos voltados para essa rede de atenção e também para os defensores públicos, lembrando sempre que estão inseridos dentro da nossa campanha nacional da Anadep em defesa delas, onde defensoras e defensores são mobilizados para lutar pelo direto das mulheres. É um grande evento que a gente espera contar com uma grande participação dos entes que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher, através da interseccionalidade”

Jeane Xaud destaca ainda as ações serão voltadas principalmente para interdisciplinaridade e atuação conjunta das instituições que atuam no combate a violência contra a mulher. No primeiro dia, por exemplo, os participantes vão discutir sobre a construção das políticas públicas para mulheres negras, indígenas, latino americanas e migrante.

Já o último dia terá foco na interseccionalidade das ações que auxiliem o gênero e a raça de cada cidadã no país, além da identificação de problemas que impedem o acesso a proteção das mulheres.

“Somente por meio da ação conjunta é que nós vamos conseguir mudar essa realidade violenta do nosso Estado para com as mulheres e meninas. Quando ela vem em busca desse atendimento, a mulher precisa muito mais que apoio jurídico. Ela precisa da atenção da assistência social, da psicologia, da segurança pública, da educação, da moradia, entre outras questões. É um grande complexo de direitos envolvidos para gente conseguir tirar essa mulher desse ciclo de violência”, salientou a defensora.

SERVIÇO

CAPACITAÇÕES DA REDE DE PROTEÇÃO A MULHER

REALIZAÇÃO: Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE), Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e Coletivo de Defensoras do Brasil

DATA: 25 e 26 de Julho

LOCAL: Auditório da DPE

ENDEREÇO: Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro

VEJA MAIS:

Aumenta tráfico de mulheres e migrantes são principais vítimas