Cotidiano

Fórum vai discutir retirada da vacina contra febre aftosa em RR

O objetivo é para debater o cenário atual da retirada da vacina em Roraima

Será realizado na próxima quarta-feira (24) o II Fórum Roraimense do Plano Estratégico da Retirada da Vacinação contra febre aftosa 2017-2026, no Haras Cunhã Pucá, a partir das 19 horas.

O evento é organizado pelo Governo de Roraima por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), em parceria com a Coopercarne, e tem como objetivo debater o cenário atual da retirada da vacina em Roraima.

No evento estarão reunidos a equipe gestora do Plano Estratégico, pecuaristas, representantes da cadeia produtiva do agronegócio (Foto: Divulgação)

E faz parte de uma das metas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No evento estarão reunidos a equipe gestora do Plano Estratégico, pecuaristas, representantes da cadeia produtiva do agronegócio, autoridades, veterinários e interessados no tema. Serão apresentadas ações necessárias para serem implantadas, a fim de preparar Roraima para a mudança do status sanitário de área livre de febre aftosa com vacinação para sem vacinação.

“A meta com este evento é envolver os pecuaristas, repassar todas as informações, buscando a participação dos produtores e da comunidade. Se Roraima cumprir todas as etapas do plano, vamos conseguir nosso objetivo, que é a retirada da vacina, o que proporcionará menos custos para os produtores, garantia de qualidade da carne, além de fortalecimento da nossa economia e pecuária”, destacou o presidente da Aderr, Roberto Siqueira Bueno.

Bueno ressaltou que Roraima é um mercado potencial. “Com a retirada da vacinação contra a aftosa e a obtenção do status de área livre, mercados se abrirão para o Estado e a exportação poderá acontecer, principalmente para os países vizinhos”, disse.