Cotidiano

Fotojornalista da Folha vence Prêmio Sebrae de Jornalismo

Nilzete Franco recebeu o prêmio pela melhor foto ou sequência de fotos publicadas na reportagem “Confeiteira conquista milhões de seguidores ensinando a empreender”

A fotojornalista Nilzete Franco, da Folha, venceu a etapa estadual do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Fotojornalismo. A premiação foi concedida na noite dessa terça-feira (17), em cerimônia na sede do Sebrae Roraima.

Nilzete recebeu o prêmio pela melhor foto ou sequência de fotos publicadas na reportagem “Confeiteira conquista milhões de seguidores ensinando a empreender”, que conta a história de Val Maracaipes, que em 2016 teve 40% do corpo queimado após sofrer um acidente de trabalho na cozinha de sua confeitaria.

Com o título, Nilzete Franco será avaliada na etapa regional. Além disso, ela vai participar, entre 13 e 16 de setembro, em São Paulo, do evento Equipotel, voltado para soluções de mercado em hospitalidade. Todas as despesas serão custeadas pelo Sebrae.

Fotojornalista da Folha desde setembro de 2017, na época do jornal impresso, Nilzete Franco é uma profissional admirada interna e externamente e se destaca pelo olhar clínico ao registrar os importantes momentos da história recente de Roraima, por meio das fotografias que estampam as reportagens online.

“O prêmio veio no momento certo, porque ao mesmo tempo destaca os meus cinco anos na Folha, que irei completar no dia 1º de setembro. Muita emoção, não esperava ganhar, mas como fui classificada, a esperança veio”, declarou ela, que chorou ao receber a premiação.

Seu interesse pelo Jornalismo é tamanho que foi aprovada no último vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e agora aguarda o início do segundo semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Ela ainda contou que aprendeu o fotojornalismo na prática diária na Folha. “A gente aprende todos os dias algo diferente, a prática é diária”, declarou.


Reportagem contou a história da confeiteira Val Maracaipes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As jornalistas Dina Vieira e Marília Mesquita, da Folha, também foram finalistas do prêmio, mas na categoria Texto. Dina concorreu com a reportagem que consagrou Nilzete campeã, enquanto Marília emplacou, na final, o texto “Publicitário vence a depressão e abre hamburgueria inspirada em banda”.

No ano passado, a Folha venceu a categoria Texto com a reportagem “Empresários atingidos pela pandemia mudam para o ramo de hortaliças”, escrita pela repórter estagiária Camilla Peixoto.

Confira os vencedores

Fotojornalismo

  • “Confeiteira conquista milhões de seguidores ensinando a empreender” – Nilzete Franco (FolhaBV)

Vídeo

  • “Povos Waiwai: A Cultura da Castanha” – Robson Moreira (Rede Amazônica Roraima)

Áudio

  • “Os desafios do Empreendedorismo” – Vanderleia Ferreira (93 FM)

Texto

  • “Comércio aposta em influencers na hora de divulgar produtos e serviços” – Élissan Paula Rodrigues (Educarr)