Cotidiano

Funcionária denuncia novos casos positivos no Dsei Leste

De acordo com a denúncia, cerca de três funcionários estão infectados com o Coronavírus

Uma funcionária do Dsei Leste entrou em contato com a Folha de Boa Vista, para contar que há novos casos positivos entre os profissionais de saúde da instituição. Segundo ela, que preferiu não se identificar, não há equipamentos de proteção suficiente para os trabalhadores.

De acordo com a denunciante, cerca de três funcionários entre técnicos e enfermeiros que atuam no Siasi (Sistema de informação da Atenção à Saúde Indígena) do Dsei Leste estão infectados com o coronavírus. O coordenador do Distrito Sanitário Indígena Leste de Roraima (Dsei Leste), Adriano Corinthi, teve resultado positivo para o novo coronavírus no último dia 16 de abril.

“Enviaram um comunicado informando que salas do prédio estão interditadas por um período de sete dias,a partir desta quinta-feira (30), e que os colaboradores lotados nos núcleos realizarão trabalho home office. Consequentemente todos que passaram por lá podem estar contaminados. Muitos indígenas tem circulado ali sem prevenção nenhuma”, relatou.

Além do coordenador, dois motoristas da Casa da Saúde Indígena (Casai) que é ligada ao Dsei, já haviam testado positivo para a doença.

“Está sendo muito rápida a disseminação. Temo pelas nossas famílias e nossos indígenas que estão sem saber de nada e estão sendo contaminados todos os dias. Estamos trabalhando com EPIs compradas com o nosso próprio dinheiro”, disse.

OUTRO LADO – O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima, informa que sua sede localizada na Avenida Amazonas 146, Bairro dos Estados, Boa Vista-RR, esteve fechada dia 30 de abril para passar por um processo de desinfecção geral. Os colaboradores estão trabalhando online de seus domicílios e as ações do DSEI continuarão a ser efetuadas. Os serviços essenciais (como farmácia, transporte, etc.) estão funcionando em regime de plantão.

O DSEI também informa que apenas uma colaboradora do setor de digitação testou positivo para COVID-19 recentemente, porém, a mesma já se encontrava em regime de isolamento domiciliar, a colaboradora está sendo monitorada e passa bem. Os procedimentos para monitoramento dos colaboradores que trabalham na sede do DSEI Leste já foram iniciados.

Sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o DSEI Leste informa que recebeu um quantitativo emergencial de doações da SESAI a nível central, porém para atender a demanda do Distrito ainda é um número reduzido. O Distrito está distribuindo os EPIs por profissionais, e apesar de ainda não ser o quantitativo suficiente para enviar para todos os nossos profissionais, o DSEI está providenciando os equipamentos para atender a demanda das comunidades e também aguarda doações de Brasília nos próximos dias.

Os equipamentos estão sendo usados somente para urgência, emergência e para casos suspeitos de sintomáticos respiratórios. Estão sendo priorizados os 34 polos base.  

O DSEI Leste Roraima reafirma o compromisso público com a transparência e a segurança de seus trabalhadores e usuários.