Cotidiano

Furtos aumentam no cemitério Nossa Senhora da Conceição

Até setembro deste ano, mais de 300 túmulos foram furtados, além de caixas ossárias violadas e outros objetos retirados de túmulos 

A implantação de câmaras de segurança, feita no ano passado pela Prefeitura de Boa Vista, não está inibindo a ação de ladrões e de pessoas que continuam furtando e usando o cemitério público municipal Nossa Senhora da Conceição como local para usar drogas e praticarem sexo.  

Atualmente, apenas um vigia toma conta dos mais de 4,5 mil túmulos. Nos meses de agosto e setembro deste ano houve um aumento nos casos de furtos no local. 

Segundo afirmou a administradora do cemitério, Iglesia da Silva Abreu, este tipo de ação sempre acontece à noite e os alvos principais dos larápios são as argolas das tampas e gavetas dos túmulos, além de outros objetos. 

“O que mais some são as argolas de ferro, alumínio, prata e bronze, além das molduras de portas, crucifixos e jarros de flores. Isso não acontece com frequência, mas este ano tivemos um ‘arrastão’ entre os meses de agosto e setembro onde levaram muita coisa e, pelas investigações da Polícia, foram presos três venezuelanos e um brasileiro. E a polícia continua investigando quem está comprando estes objetos”, disse.

Ela citou também que pessoas têm procurado usar o cemitério como ponto de encontro para consumir drogas e fazer sexo.

“Como aqui fica próximo de local de prostituição, esse pessoal aproveita e pula o muro não só para usar drogas, mas também para praticar sexo. Já houve alguns flagras pelo vigia que aciona a Guarda Municipal para fazer a abordagem”, afirmou. 

Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

A administradora disse ainda que já existe um planejamento para construir um muro mais alto para tentar impedir a entrada de pessoas pelas laterais.

“Estamos com um projeto, não sei se para esta gestão ou para próxima, para derrubar este muro e fazer um bem mais salto e deixar apenas uma entrada e saída e assim poder controlar o fluxo de pessoas no cemitério”, disse.

Ela citou que para tentar inibir os furtos, a Prefeitura de Boa Vista construiu uma guarita na entrada do cemitério e que, segundo a administradora, tem guardas das 8h às 18h.  Das 18h às 8h tem um vigilante que fica em constante comunicação com a Guarda Municipal. 

“Assim que detectamos os furtos, informamos à Guarda Municipal e a Polícia Civil e quando os familiares percebem e nos procuram, nós orientamos que também procurem a Polícia para fazer o boletim de ocorrência”, disse. 

Até setembro deste ano, mais de 300 túmulos foram furtados, além de caixas ossárias violadas e outros objetos retirados de túmulos. A Prefeitura Municipal de Boa Vista instalou câmeras no local.

“Instalamos as câmaras desde o ano passado para tentar inibir os furtos, mas são apenas seis câmaras e já conversamos com os secretários de Meio Ambiente e de Segurança Pública para tentar instalar mais para inibir a ação destas pessoas que vêm usar drogas e fazer sexo no cemitério, mas o cemitério é muito amplo e não temos como instalar câmaras em todos os lugares”, afirmou. (R.R)