Cotidiano

Furtos de cabos elétricos geram mais de R$30 mil em prejuízos

O último alvo dos ladrões foi a avenida Carlos Pereira de Melo que recentemente recebeu iluminação de Led

A Prefeitura de Boa Vista informou que tem registrado sucessivos boletins de ocorrência policial em meio a furtos de cabos de energia pela cidade. O último ocorreu nesta semana, em um trecho da avenida Carlos Pereira de Melo, que recebeu iluminação de Led.

Por conta dos crimes, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente tem arcado com as recuperações e reposições dos fios. A avenida Carlos Pereira de Melo foi alvo de ladrões duas vezes.

Foram furtados aproximadamente 400 metros de cabos de 25mm, que somados aos 590 metros levados no primeiro furto, no final do ano passado, causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 33 mil. Além desse trecho, a avenida Universo, no bairro Cidade Satélite também já foi alvo dos criminosos.

“Logo que tomou conhecimento, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente restabeleceu a iluminação e registrou boletins de ocorrência na Delegacia de Patrimônio Público. Cada furto desses causa um prejuízo enorme para a administração pública”, disse Daniel Peixoto,

Para dificultar o furto, a equipe da secretaria está concretando as caixas de passagens e, a cada um metro e meio, está colocando pino para fixar o cabo elétrico. As medidas dificultam a retirada dos cabos dos eletrodutos.

Os atos de vandalismo também já chegaram às praças, aos abrigos de ônibus, prédios públicos, dentre outros, e geram prejuízos à população e ao contribuinte. O cidadão pode denunciar casos de furtos e depredação do patrimônio público por meio dos números 153 da Guarda Municipal, 190 da Polícia Militar, ou 156 da Prefeitura de Boa Vista.

Crime – Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, e a pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.