Cotidiano

Furtos de energia elétrica mais que triplicaram em Roraima

A Roraima Energia alega perda mensal de R$ 3 milhões com os furtos de energia elétrica e diz que se esforça para equilibrar as contas por conta do problema

RODRIGO SANTANA

Editoria de cidades

O furto de energia elétrica tem sido um dos principais problemas enfrentados pela empresa Roraima Energia, que atua na distribuição e comercialização em todo o estado. Os dados da empresa mostram que em 2018 foram contabilizados 716 casos de furtos de energia elétrica e que em 2019 o número de unidades consumidoras que cometeram este tipo de crime aumentou mais que três vezes, chegando a 2.766.

Ainda conforme o comparativo, o número de residências, no estado, com ligações clandestinas subiu de 446 para 1.349. A Roraima Energia também contabilizou um aumento na quantidade de irregularidades em equipamento de medição em várias unidades consumidoras, de 573 passou para 670.

O presidente da Roraima Energia, Orsine Rufino de Oliveira, disse que o alto índice de furtos de energia elétrica tem contribuído para perdas na receita da empresa, que registra mensalmente um prejuízo considerável.

“Conforme nosso levantamento, a empresa tem uma perda mensal de R$ 3 milhões com os furtos de energia elétrica. Esse valor aumentou nos últimos anos e tem prejudicado a empresa, que se esforça para equilibrar suas contas”, revelou.

Rufino destacou a importância do combate aos furtos de energia não apenas pelas perdas que a distribuidora de energia sofre, mas também pelos impostos que o estado deixa de arrecadar com os desvios nas unidades consumidoras.

“A Roraima Energia não é a única que perde com o fruto de energia elétrica. O estado também é prejudicado, pois deixa de arrecadar o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. Por esse motivo é que temos intensificado as fiscalizações para combater esse tipo de crime”, explicou.

Devido às grandes perdas, o presidente da Roraima Energia informou que a empresa reforçou o trabalho de penalização daqueles que cometem o crime. Segundo ele, na maioria dos casos é aberto um processo administrativo contra o consumidor clandestino.

“É importante que os consumidores fiquem atentos, pois eles correm o risco de serem penalizados, caso sejam pegos cometendo o furto de energia elétrica. Já existem inúmeros processos administrativos abertos contra os consumidores”, lembrou.

Roraima Energia e Polícia Civil fazem força tarefa para combater furtos 

Delegado Geral da Polícia Civil disse que uma equipe de polícia está sendo capacitada para atuar nas fiscalizações (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Por conta do alto número de furtos de energia elétrica registrados, a Roraima Energia e a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DRCAP) da Polícia Civil, irão intensificar as fiscalizações nas unidades consumidoras em todo o estado.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, informou que a DRCAP irá fazer o trabalho investigativo dos furtos de energia daqueles crimes de estelionatos que são praticados com a manipulação do medidor eletrônico. 

“Agora, aquele consumidor que for pego fazendo alguma alteração no equipamento eletrônico, será indiciado por furto de energia elétrica. Vamos dar um apoio maior às ações de combate a este tipo de crime, para que a Roraima Energia possa diminuir a quantidade de furtos registrados”, afirmou.

Amorim destacou que a Polícia Civil decidiu assinar o termo de cooperação técnica pelo fato de a empresa prestar serviço à população, e que para isso serão treinados agentes que vão atuar diretamente com os casos.

 “Vamos fazer uma reunião com a parte técnica e operacional, para que possamos alinhar e saber como iremos começar essa apuração. Porque normalmente quem detecta os furtos são os técnicos da distribuidora de energia. Eles detectam a existência do crime e acionam a polícia”, explicou.

O Código Penal Brasileiro já prevê prisão nos casos de furtos de energia, em que o consumidor realiza a manipulação do medidor.

“Para quem não sabe, esta prática se enquadra no crime de estelionato. O consumidor que for pego em flagrante realizando a manipulação do medidor em sua residência corre o risco de ser preso e condenado a uma pena de reclusão de 1 a 4 anos”, ressaltou.

O coordenador das equipes da Roraima Energia, Fabio Almeida, informou que a empresa já possui 77 equipes que vão ser colocadas em campo para combater as fraudes a partir das próximas semanas.

“Aumentamos a quantidade de equipes para facilitar os trabalhos de fiscalização. Quem pratica esse tipo de irregularidades deve sanar essa situação, pois a Roraima Energia vai combater as fraudes. Vamos checar em todas as casas da capital e do interior para investigar os casos de furtos”, assegurou.

Ao ser questionado sobre em quais bairros existe o maior número de furtos de energia elétrica, Almeida falou que as fraudes acontecem em áreas consideradas nobres da cidade e também nas periferias.

“Não existe um bairro específico com maior número de furtos de energia elétrica. Encontramos esse tipo de crime espalhado por todos os bairros da cidade, sem distinção de classe social”, afirmou. (R.S)