Cotidiano

Garimpeiro é flechado e morre em conflito com indígenas

Relato é que um garimpeiro veio à óbito e um indígena está em estado grave de saúde, após ter sido atingido com disparo de arma de fogo

Um novo conflito entre garimpeiros e indígenas foi registrado na área da comunidade Helepi, região do Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami. O relato é que uma pessoa morreu após ter sido atingida com uma flecha e outra está em estado grave de saúde.

A carta é assinada pelo presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Davi Kopenawa Yanomami, com data do dia 01 de março e foi encaminhada para representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF-RR) e Ministério Público Federal (MPF-RR) e representantes do estado.

Segundo o presidente, as informações foram apuradas com yanomamis via rádio. A denúncia é que um grupo de aproximadamente oito garimpeiros atracou em Helepi com uma lancha na noite do dia 25 de fevereiro, na última quinta-feira.

Ainda, que um dos garimpeiros teria consumido bebida alcóolica e entrado em conflito com um indígena morador do local. “Um deles, bêbado, deslocou-se até a comunidade e perguntou por Ledimar, um xirixana residente da comunidade. Vindo Ledimar ao encontro do garimpeiro, este atirou com um revólver no indígena. Indignado, o irmão mais novo de Ledimar alcançou um arco e flecha e flechou o garimpeiro, que veio a óbito”, diz trecho da carta.

O relato é que Ledimar ficou gravemente ferido e foi socorrido pela comunidade. No momento, o indígena está tomando soro no posto de saúde local e aguarda a chegada da equipe de saúde do Distrito Sanitário Indígena (DSEI-Y) para tratamento.

No documento, o presidente da HAY também pede que os órgãos atuem com urgência para investigar o ocorrido e tomar medidas urgentes para impedir a escalada do conflito na comunidade do Helepi.

“Que sejam identificados e punidos os garimpeiros cúmplices da agressão e fiscalizada a estrutura do porto do Arame a fim de impedir sua ocupação e utilização clandestina para o garimpo e, ao mesmo tempo, garantir a livre circulação para os indígenas, em segurança”. 

Leia mais: 

Yanomamis alertam sobre tensão com garimpeiros ilegais – Folha de Boa…