Polícia

Presidente do Condisi-Y: garimpeiros controlam pousos em pistas em TI

Caso foi encaminhado para o Ministério Público Federal, que disse acompanhar a situação divulgada na Terra Indígena Yanomami

O presidente do Condisi-Y (Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami), Júnior Hekurari, relatou no Instagram que parte das pistas de pouso da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, são controladas por garimpeiros que vivem na região.

O vídeo publicado na rede social mostra uma pista localizada na comunidade indígena Homoxi, com quatro aeronaves particulares estacionadas e um helicóptero ligado. Hekurari disse que, “muitas vezes”, os garimpeiros só autorizam o pouso de aeronaves após “informarmos que somos da Saúde”. “A floresta da Terra indígena Yanomami [em Roraima] se tornou aeroporto ilegal dos garimpeiros”, relatou.

View this post on Instagram

Júnior Hekurari denunciou o caso ao Ministério Público Federal (MPF), que informou à FolhaBV que acompanha a situação que vem sendo divulgada na Terra Indígena Yanomami, especialmente sobre o relato de indígenas de que uma cratera estaria ameaçando a estrutura da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), e analisa as informações para definir as medidas cabíveis.

O órgão se refere ao relato do vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Dário Kopenawa, que divulgou nesta semana um vídeo, no qual mostra uma cratera que ameaça a estrutura da UBSI da localidade.

Até a publicação da reportagem, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Polícia Federal (PF) não comentaram sobre o assunto.