Garimpeiros prometem bloquear BR-174 em caso de operação contra o garimpo - Folha de Boa Vista
RODOVIA FEDERAL
Garimpeiros prometem bloquear BR-174 em caso de operação contra o garimpo
Neste mês, a Justiça Federal de Roraima voltou a obrigar o governo federal a retirar garimpeiros ilegais do território indígena Yanomami
Por Folha Web
Em 31/05/2022 às 06:00
Garimpeiros bloquearam a BR-174 em 2019 (Foto: Arquivo FolhaBV)

O Movimento Garimpo É Legal prometeu bloquear a BR-174 por tempo indeterminado em caso de novas operações da Polícia Federal para a retirada de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami. A organização, que promete reunir 1 mil pessoas, informou que o ato deve ser realizado na ponte sobre o rio Água Boa.

Neste mês, a Justiça Federal de Roraima voltou a obrigar o governo federal a retirar garimpeiros ilegais do território Yanomami. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que aponta que a União, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e a Funai (Fundação Nacional do Índio) vinham desrespeitando decisões judiciais anteriores que impuseram a retirada dos garimpeiros.

Para Jailson Mesquita, coordenador de articulação política do movimento, “o que existe hoje é um caso social, não é um caso de polícia. E uma megaoperação, como quer o Ministério Público hoje, é baseada em fake news, ela traz consequências que a gente não sabe dimensionar o tamanho”.

“No momento que for fazer ou anunciar a operação, [vamos] ocupar a BR-174, porque as pessoas vão ficar desempregadas e elas vão pra onde?”, acrescentou Mesquita, que defende a criação de uma comissão de intermediação de conflito sobre a questão garimpeira em Roraima.

O MPF disse que não vai comentar o assunto. Também procurados, a PF e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não comentaram o anúncio até a publicação da reportagem.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
13
45
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!