Cotidiano

Garimpeiros se reúnem com senador para debater regularização

Garimpeiros responsáveis pelo bloqueio da BR 174, na semana passada se reuniram na tarde dessa sexta-feira (18)

Garimpeiros responsáveis pelo bloqueio da BR 174, que ocorreu na semana passada, se reuniram na tarde dessa sexta-feira (18) com o senador Chico Rodrigues para debater a regularização dos garimpos. As demandas abordam a exploração em unidades de conservação e em terras indígenas e do fim da queima de maquinário apreendido em fiscalização ambiental.

O bloqueio da BR 174 ocorreu justamente por conta do avanço da fiscalização ambiental na região, com a participação de agentes da Força Nacional e do Exército Brasileiro, no combate às queimadas e desmatamento ilegal na região.

Cerca de 300 garimpeiros fecharam a rodovia nas proximidades do anel viário. Os manifestantes pediam a legalização das áreas de garimpo de ouro.

“Esses homens e mulheres que estão no garimpo estão ali para poder garantir o alimento de suas famílias. Até o momento, nós não temos negociação firmada ainda. Nós acreditamos na construção de um entendimento que possa legalizar o garimpo por meio de cooperativas e associações. Estamos organizados nacionalmente e temos estratégias para isso, inclusive podemos utilizar o bloqueio de rodovias novamente” explicou o presidente da Associação dos Garimpeiros, Josias Licatta.

O garimpeiro Eric Paulista, que está à frente da Cooperativa dos Garimpeiros, disse que existem 28 mil garimpeiros em áreas de garimpo em Roraima. “Queremos buscar uma forma sustentável de trabalhar, essas pessoas não podem ficar desempregadas. Se o governo quer acabar com o desemprego no Brasil que ele destrave essa profissão”, ressaltou.

O senador Chico Rodrigues deverá ser o relator do projeto no Congresso Nacional. “O garimpeiro não é bandido, é um homem pai de família e trabalhador. A questão da mineração nas áreas indígenas precisa ser regularizada, para que o garimpeiro consiga trabalhar em paz. É uma população pobre pisando numa terra rica que é dos brasileiros” explicou.