Cotidiano

Garis inspiram festa de aniversário e retribuem homenagem

Os verdinhos levaram José Bruno para conhecer um pouco do trabalho de limpeza feito na cidade

Nada mais gratificante que ter o trabalho reconhecido. E foi com essa sensação de dever cumprido, que os garis de Boa Vista foram convidados para o aniversário de dois anos do pequeno José Bruno, na última segunda-feira, 2. O tema da festa foi inspirado justamente na admiração do menino: “os garis”. E como retribuição à homenagem, nessa sexta-feira, 6, os verdinhos levaram a criança para conhecer de perto o caminhão e um pouco do trabalho que eles desenvolvem para deixar a cidade cada vez mais limpa.

Morador do bairro Buritis, José ficou encantado com a surpresa e a oportunidade de andar no caminhão de coleta de lixo junto com os garis Itamir Souza, Aldivan Paulino, João Dias e Alexandro Marques. Ele aproveitou e usou o uniforme igual ao dos profissionais: calça, camiseta e as faixas luminosas.

Além de ser convidado para dar uma volta na cidade, ele ganhou um caminhão de brinquedo, similar ao utilizado no dia a dia dos trabalhadores. “Ficamos felizes por saber que existem crianças que apoiam a gente, isso é um incentivo a mais para trabalharmos com alegria. E hoje estamos realizando o sonho dele de poder andar no caminhão”, disse.

A mãe de José, Geisilane Cabral, contou que desde muito pequeno, quando o filho escuta o caminhão se aproximando, corre para ver. “Ele pede para abrir o portão toda vez. Em qualquer lugar que passamos e ele vê o caminhão da coleta, ele imita o som que os meninos fazem, inclusive meu filho já é conhecido pela equipe”, comentou.

Ela disse ainda que toda a família valoriza o trabalho dos garis, a organização e limpeza da cidade. “Aqui em casa valorizamos muito o trabalho deles, sabemos da importância para a nossa cidade. Sempre tomamos muito cuidado no acondicionamento dos resíduos, como os vidros, assim evitamos que eles possam se machucar. Tratamos toda a equipe com muito carinho, inclusive o José Bruno”, concluiu.

Cidade limpa – Manter a cidade limpa sempre foi prioridade para Prefeitura de Boa Vista que ao longo dos anos investiu na coleta de lixo domiciliar, coleta de resíduos hospitalares, limpeza de comunidades indígenas, varrição e capina em ruas e avenidas, coleta fluvial, pintura de meio-fio, limpeza de córregos e limpeza de feiras.

Nos últimos 6 meses foram retiradas das ruas 51.677 toneladas de galhadas, uma média de 8.612 toneladas por mês e de 358 toneladas por dia. Já a coleta regular recolheu 57.007 toneladas de lixo domiciliar no primeiro semestre, passando três vezes por semana em cada bairro e diariamente nas avenidas mais movimentadas e hospitais.