Cotidiano

Gestantes não poderão mais tomar vacina Oxford Astrazeneca

Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer

A imunização de grávidas com a vacina Oxford Astrazeneca foi suspensa em Roraima e mais 13 estados nesta terça-feira, 11, confirme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o comunicado da Anvisa, emitido na noite de ontem, 10, a decisão leva em conta as informações da bula atual da vacina da Oxford/AstraZeneca, que não recomenda o uso da vacina sem orientação médica para gestantes.

Em Roraima, a vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer, como explicou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.

“Nós orientamos para suspender a vacinação com Astrazeneca em todos os municípios do Estado até um novo posicionamento do Ministério da Saúde”, disse Valdirene.

VACINAÇÃO EM RORAIMA – Segundo dados do vacinômetro, o Estado de Roraima já repassou aos municípios, 178.091 doses, mais de 85% do total recebido.

Também foram aplicadas mais de 118 mil doses de vacinas, 65% do total recebido, sendo 68.872 primeira dose e 49.511 na segunda dose.