Cotidiano

Gestantes são internadas em quartos sem ar condicionado funcional

Relato é que a central de ar condicionado não funciona, causando transtornos para gestantes e mães de recém nascidos que permanecem no calor

Pacientes do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, instaladas na Ala dos Girassóis, relatam que há uma semana passam por problemas de infraestrutura na unidade de saúde. O relato é que a central de ar condicionado não funciona, causando transtornos para gestantes e mães de recém nascidos.

O relato é que a central não funciona ou está suja, pingando água, deixando o piso úmido e podendo causar acidentes. Para improvisar, as pacientes e familiares colocaram um balde para colher a água da central, mas mesmo assim a água acaba escorrendo pelo piso.

“Estou internada já tem uma semana e nunca funcionou as centrais, nem dos quartos e nem da enfermaria. Providenciamos ventilador, mas é muito quente”, explicou uma das internadas.

As pacientes chegaram a se reunir nesta sexta-feira, 26, e questionar o reparo na central de ar da administração da unidade. Porém, continuaram sem uma resposta da unidade.

“A gente foi lá falar com o administrador e ele disse que desde o início da semana está entrando em contato com o pessoal responsável pelo serviço para fazer o reparo, que não tem os profissionais para fazer o reparo, que quem faz são terceirizados. Mas que não tem nenhuma resposta”, explica.

Uma paciente informou que vai, por iniciativa própria, se instalar em uma das salas administrativas da Maternidade. “Eu vou pegar meu colchão e vou para lá. Vamos deitar todo mundo no chão das salas porque não tem condições de ficar nessa situação, com pressão alta, no calor”, declarou.

Pacientes foram cobrar satisfações da administração da unidade (Foto: Divulgação)

Veja vídeos:

OUTRO LADO – A Secretaria Estadual de Saúde informou que a central de ar deverá ter um reparo ainda nesta sexta-feira.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Saúde informa que foi necessário fazer a manutenção corretiva na central de ar localizada na ala dos girassóis, na Maternidade. Mas que a direção já acionou a empresa responsável pela manutenção. A previsão é de que até o início da tarde de hoje seja concluído o serviço.

A Secretaria ressalta que estão sendo realizadas medidas para melhorar a estrutura da Unidade, o que inclui a substituição das centrais antigas por novos equipamentos.

Leia mais:  

Mães denunciam ao MPRR morte de bebês na maternidade – Folha de Boa…

Publicidade