Cotidiano

Golpistas tentam roubar dados bancários com oferta para a data

Estima-se que até o momento mais de 157 mil consumidores foram prejudicados

Os cibercriminosos estão aproveitando a data comemorativa do Dia dos Pais, que costuma aquecer o comércio, para dar golpes nas redes sociais.

O dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, detectou 137 perfis fakes no Facebook com supostas ofertas para a data. Eles tentam se passar por grandes lojas do comércio virtual para oferecer falsas promoções e roubar os dados bancários das vítimas. Golpes no WhatsApp também foram identificados.

Estima-se que até o momento mais de 157 mil consumidores foram prejudicados.

Além das lojas, os perfis falsos também utilizam a imagem do ator Babu Santana como garoto-propaganda da Americanas.com para passar credibilidade às vítimas. De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, as páginas oferecem preços bem abaixo do praticado pelo mercado para conquistar interessados.

“Depois que a vítima clica para comprar, são solicitados dados de cartão de crédito. Quando a suposta compra é concluída, a vítima é redirecionada para um link oficial da loja, para que não desconfie de nada. Neste momento, os dados dos cartões e informações pessoais da vítima são enviados diretamente para os golpistas”, explica.

Os dados maliciosos obtidos por meio dos golpes permitem que os criminosos realizem transações financeiras indevidas ou até mesmo se passarem pelas vítimas para aplicarem outros golpes.

“A clonagem de cartão de crédito é um dos crimes digitais mais comuns. No entanto, há a possibilidade de outros crimes ocorrerem, como o uso de dados pessoais para abertura de contas e assinatura de serviços pagos, além da possibilidade da realização de empréstimos e pagamentos não autorizados”, afirma Emilio Simoni.

Com informações do Portal UOL Notícias