Cotidiano

Governador do Rotary visita clubes em Roraima

O clube rotário é responsável, nos últimos 24 anos, por diversas parcerias vitoriosas, cujos efeitos notam-se no bem-estar da sociedade

Começa a partir desta sexta-feira, 17, a visita oficial do governador do Distrito 4720 do Rotary International, empresário amazonense Gerson Aoki, aos clubes roraimenses. Responsável por administrar o movimento rotário em toda a Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima), o dirigente visitará os principais projetos desenvolvidos pelo Rotary Club de Boa Vista-Caçari e pelo Rotaract Club de Boa Vista.

O clube rotário é responsável, nos últimos 24 anos, por diversas parcerias vitoriosas, cujos efeitos notam-se no bem-estar da sociedade. A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz e a Operação Acolhida tiveram os projetos com maior volume de recursos injetados pelos recursos disponibilizados pelo parceiro principal, o MPT/AM-RR (Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima), cuja participação é fundamental para o sucesso das ações.

Gerson Aoki verá de perto os gabinetes odontológicos implantados na Anjos de Luz e na área de Saúde da Operação Acolhida. Nesta última, também está em finalização o gabinete oftalmológico, destinado a atender a brasileiros e refugiados venezuelanos, conforme determinou o MPT/AM-RR no convênio com o repasse dos recursos.

Ainda na Anjos de Luz, o governador conhecerá crianças com deficiências severas beneficiadas com cadeiras de rodas especiais receitadas por fisioterapeutas específicas a cada caso.

No sábado à noite, haverá reunião plenária com todos os membros dos clubes, quando o governador falará sobre o lema presidencial para o período 2021/2022, “Servir para Transformar Vidas”, cujo objetivo é motivar, ainda mais, a chamada família rotária e empenhar-se ainda mais nos serviços prestados à sociedade. Enfatizará o combate à poliomielite, avaliará os projetos visitados e mostrará o quanto a entidade avançou na prestação de serviços à comunidade mundial, inclusive em Roraima.

A visita será encerrada no domingo, quando o governador Gerson Aoki e comitiva retornarão a Manaus.

Rotary

Primeiro clube de serviços instalado no mundo, em 1905, na cidade de Chicago (EUA), o Rotary International reúne pessoas em diversos segmentos, a partir dos oito anos de idade (Rotakids) até centenários ainda ativos no ideal de servir.

O projeto principal da organização é o programa pela erradicação da Poliomielite, desenvolvido desde 1985 em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde), órgão vinculado às Nações Unidas. Já foram investidos pelos rotarianos mais de dois bilhões de dólares no esforço pela erradicação da doença milenar. O cenário anima. Se em 1985 era contabilizados 350 mil casos da doença anualmente, espalhados por todos os cantos do planeta, hoje temos a pólio apenas no Paquistão e no Afeganistão. O discurso dos rotarianos é contundente: só a vacinação evitará a volta da doença nos países onde foi erradicada. No Brasil, o último caso foi registrado na cidade de Souza, na Paraíba, em outubro de 1989.