Cotidiano

Governador e senadores pedem fechamento da fronteira


O governador Antonio Denarium (Sem partido) se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para definir estratégias de prevenção ao Coronavírus, que já registrou mais de 50 casos no Brasil. 

Na reunião, além do governador, estavam os senadores Telmário Mota (Pros), Chico Rodrigues (DEM) e Mecias de Jesus (Republicanos), o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos), o secretário-chefe da Casa Civil, Disney Mesquita, e o secretário da Representação do Governo em Brasília, Carlos Andrade. 

A preocupação dos parlamentares é com a fragilidade fronteiriça do estado com a Venezuela e a República Cooperativa da Guiana. Os representantes roraimenses acham necessário um trabalho efetivo de contingenciamento, fiscalização e vigilância sanitária nas fronteiras com a Guiana e a Venezuela, inclusive com o fechamento imediato das fronteiras.

Denarium e os senadores solicitaram um plano de ação para evitar que o vírus se espalhe pelo país, pelas fronteiras de Roraima, a exemplo do que aconteceu na China e na Itália. Em todo o mundo, são mais de 118 mil casos. No Brasil foram confirmados 52.

“Nós solicitamos o fechamento da fronteira por conta da crise do Coronavírus, que foi considerada uma pandemia e já tem o primeiro caso de morte na Guiana. Registramos em média 50 ônibus vindos por mês de Manaus, com sacoleiros indo para a Guiana fazer compras e lá os comerciantes são chineses, o que pode causar fragilidade no Brasil”. 

O governador explicou que pediu o fechamento da fronteira com a Venezuela também por ela estar desguarnecida. Com a crise migratória, os serviços públicos em Roraima, principalmente na saúde, têm sido afetados. E diante desse quadro, a ameaça de uma epidemia do Coronavírus, preocupa.

“A Venezuela não está divulgando os casos de Coronavírus e não tem controle nenhum. Se alguém morrer lá, com a doença, ninguém vai saber. Solicitamos controle mais rigoroso e até o fechamento da fronteira. O ministro nos ouviu e explicou que vai levar ao presidente o pedido e discutir essa possibilidade.”

Para o senador Mecias de Jesus, a posição vulnerável de Roraima, coloca em risco a saúde de todos os brasileiros. “Precisamos controlar a entrada no estado, fazendo a triagem de todos que entram em Roraima pela fronteira, essa é uma medida emergencial e necessária para evitar uma maior propagação do Coronavírus no país”, disse o parlamentar.

Mecias completou ainda dizendo que diante da falência do Sistema Público de Saúde da Venezuela, as vacinas desses refugiados também precisam ser aplicadas no Brasil, a fim de evitar a entrada de outras doenças já erradicadas no Brasil.

 O senador Telmário Mota falou sobre a visita aos técnicos do Ministério da Saúde, para solicitar um plano de trabalho, a fim de enfrentar o Coronavírus. “Também solicitamos mais autonomia para os Dseis atenderem as demandas de saúde dos indígenas. O nosso estado já vive uma crise migratória sem precedentes e como consequência sofre com a fragilidade na prestação de serviços públicos. Não podemos arriscar a possibilidade de sermos castigados com mais essa epidemia.” Concluiu Telmário.

Ao final da reunião, o Ministro Mandetta concordou com o pedido, mas alertou que não cabe a ele tal prerrogativa e que levaria o caso com urgência ao presidente da república Jair Bolsonaro (Sem partido). “O meu papel é atuar na prevenção e nas consequências”, disse o ministro.