Cotidiano

Governador garante que Roraima terá segurança energética em 2021

Além da Saúde, também esteve em discussão na entrevista do governador, na Folha FM, a segurança energética de Roraima.

Antonio Denarium falou que, independente da construção do Linhão de Tucuruí, que vai interligar Roraima ao Sin (Sistema Interligado Nacional), o Estado terá segurança energética a partir de junho de 2021 por meio da construção das usinas termelétrica que está em andamento. 

“A partir de junho de 2021, independente do Linhão, vamos ter a segurança energética para Roraima. Estado autossuficiente na produção de energia elétrica a base de fontes renováveis, e com isso até exportar energia para outros estados”, afirmou o governador.

Ele garantiu ainda que mesmo com essas alternativas que podem garantir o abastecimento do Estado, os procedimentos para a construção do Linhão de Tucuruí não serão interrompidos, com previsão para serem retomados ainda no primeiro semestre de 2021. 

A regularização fundiária também esteve entre os assuntos abordados durante o Agenda da Semana. 

O governador explicou que as terras da Gleba Jauaperi, localizada no Baixo Rio Branco, estão em processo de transferência para dar espaço a produção, porém com previsão de transferências para uma nova área de preservação. “Nós só queremos transferir para aumentar e atingir o limite de 65% de área produtiva do estado. Vai dar mais segurança as comunidades”, disse.

Fechando a pauta geral de assuntos discutidos na entrevista, o governador falou sobre o programa Renda Cidadã.

“É um programa de distribuição de renda para as famílias em dificuldade. Serão R$ 200 por mês, devidamente regulamentados. Acredito que no mês de janeiro ou fevereiro já tenhamos atingido 10 mil famílias cadastradas, mas podemos ampliar. A minha meta é atingir todas as famílias que precisem e se enquadrem no programa. O objetivo é atender quem realmente precisa”, reafirmou o governador.