Cotidiano

Governador pede prorrogação de FTIP e Força Nacional em Roraima

Solicitação foi feita ao ministro da Justiça, Andre Mendonça

O governador Antonio Denarium (sem partido) solicitou a prorrogação da permanência da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e da Força Nacional em Roraima. A solicitação foi feita ao ministro da Justiça, André Mendonça, durante reunião nesta quinta-feira, 25.

O encontro ocorreu em Brasília e também contou com a presença do senador Chico Rodrigues (Democratas), o secretário nacional de Justiça, Cláudio de Castro Panoeiro e a diretora do Departamento Penitenciário Nacional, Tânia Fogaça.

Na ocasião, Denarium pediu que a atuação da FTIP e da Força Nacional seja mantida no Estado até que as cinco unidades prisionais que estão sendo construídas e reformadas sejam concluídas.

As unidades em questão são o Bloco A da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Presídio de Segurança Máxima do Monte Cristo, Cadeia Pública Masculina do São Vicente, Cadeia Pública Feminina e a Penitenciária de Rorainópolis.

Outros assuntos debatidos na audiência foram a manutenção do fechamento da fronteira com a Venezuela e a realização do concurso para a Polícia Penal, visando o atendimento das unidades prisionais. 

O governador reforçou ainda que convidou o ministro para vir a Roraima no próximo mês, para a inauguração da Cadeia Pública do São Vicente, com capacidade para 600 reeducandos. A data ainda deve ser divulgada. “Com as novas unidades prisionais, Roraima será o primeiro Estado brasileiro a zerar o déficit carcerário. Uma vitória para o Brasil e Roraima”, finalizou Denarium.