Cotidiano

Governadores concordam em doar parte das vacinas para Amazonas

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi autor da proposta

Governadores de todos os estados concordaram em destinar 5% dos próximos lotes de vacinas contra a covid-19 para o combate à pandemia do novo coronavírus no Amazonas. Com o acordo, o estado receberá mais 340 mil doses.

A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 22, no portal de notícias da UOL, conforme o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), autor da proposta. 

Desta forma, dos 4,8 milhões de doses da CoronaVac e dos 2 milhões da Vacina de Oxford/AstraZeneca, cerca de 340 mil serão destinadas para o Amazonas e cerca de 6,4 milhões restantes serão distribuídos proporcionalmente a todas as unidades federativas, incluindo o Amazonas. 

Com a proposta do Fórum, o Amazonas poderá totalizar cerca de 645 mil novas doses. No começo desta semana, quando foi distribuído o primeiro lote de CoronaVac, o estado recebeu 282.320 doses — 4,7% do total. 

Segundo Dias, a proposta, sugerida por técnicos que acompanham a situação no Amazonas, tem o apoio do Ministério da Saúde.

“Situação é muito séria e já se espalha na região. Transmissibilidade alta. Controlando em Manaus, estamos controlando também no Brasil. E a aprovação é um gesto muito importante por parte do Fórum dos Governadores”, disse o governador do Piauí em vídeo.

O relato é que nenhum dos governadores se apresentou contra a medida. A Folha entrou em contato com o governador Antonio Denarium (sem partido) para saber sobre o apoio à proposta e aguarda retorno.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que não foi consultado sobre a destinação das vacinas para o Amazonas e que não pretende aderir à proposta. “Informa que o Estado não tem condições de destinar, pois estamos muito próximo do epicentro da pandemia e sofrendo impacto com o crescimento do Covid-19”, reforçou a nota.

Com informações da UOL