Cotidiano

Governo corta passagens e pais de atletas fazem denúncia no MP

Os pais de alunos das escolas particulares fizeram levantamento e afirmaram que as passagens estão acima do valor do mercado

RODRIGO SANTANA

Editoria de cidades

Pais de estudantes de quatro escolas particulares compareceram ao Ministério Público de Roraima (MPRR), na manhã desta quinta-feira, 05, para denunciar o valor das passagens aéreas que foram entregues pelo Governo de Roraima aos estudantes da rede de ensino estadual, que vão participar dos jogos da Juventude, no Estado de Tocantins.

Márcia Regina Bergmann, mãe de um estudante, denunciou que o valor das passagens estava bem acima do mercado e disse que não entendeu os motivos pelos quais o governo deixou de repassar as passagens aéreas também para os estudantes de escolas particulares, já que existe recurso para atender a todos os estudantes que se destacaram nos jogos escolares do Estado.

“Fizemos um levantamento dos gastos que o governo teve com as passagens aéreas que foram compradas e entregues aos estudantes da rede pública de ensino, e constatamos um valor alto, próximo de R$ 5 mil reais cada passagem, bem acima dos valores pesquisados por nós, quando decidimos fazer o comparativo”, explicou.

Essas informações foram repassadas ao MP para que o órgão faça uma investigação sobre os gastos do governo com os bilhetes. Marcia considera que os valores gastos com as passagens, já entregues, poderiam custear a compra de outras para os estudantes das escolas particulares.

“Os estudantes de escolas particulares também têm direito às passagens, porque participaram dos jogos escolares e saíram vencedores. Mas também vale lembrar que existe uma verba especifica para esse tipo de situação”, assegurou. 

Henrique Bergmann, filho de Márcia, faz parte da equipe de basquete que saiu vencedora nos jogos escolares e também irá viajar para Tocantins. Ele disse que o governador de Roraima, Antônio Denarium, havia reafirmado o compromisso, durante a abertura dos jogos,que faria o repasse das passagens aéreas aos atletas.

“Já recebemos o chaveamento do campeonato com as equipes que vão competir. Estamos com grande expectativa de participar das competições. O nosso grupo está muito bem e tem uma grande possibilidade de vencer as disputas”, garantiu.

Rafael almeida, também aluno de escola particular, foi selecionado para jogar fora do estado. Ele disse que essa será a terceira vez que vai viajar para participar da etapa regional dos jogos da juventude e está triste por não ter recebido a passagem. 

“A gente vem esperando com ansiedade a entrega dessas passagens. Não quero perder essa oportunidade de competir com outras equipes de fora do Estado. A esperança é última que morre e espero que o governo cumpra com a sua promessa”, desabafou.

Governo diz que delegação terá apenas 59 integrantes

Segundo a Secretaria de Educação e Desporto, o ano de 2019 foi um ano bem atípico com grandes restrições orçamentárias herdadas de gestões anteriores. “Desta forma, a SEED vem enfrentando e superando desafios de toda ordem para promover uma Educação real e de qualidade. Na área do desporto escolar não tem sido diferente. Vários foram os obstáculos encontrados, porém, ciente da importância do esporte como instrumento essencial no processo de formação de crianças e adolescentes, o Governo do Estado, promoveu a 48ª edição dos Jogos Escolares de Roraima, dentro das limitações e possibilidades financeiras do Estado e com muita responsabilidade. As fases classificatórias no interior só puderam ser realizadas mediante regime de colaboração entre o Estado e os municípios”

Segundo o governo, a fase regional dos Jogos Escolares também será proporcionada dentro de certas limitações, sendo possível encaminhar parte da Delegação de Roraima, realidade, esta, que não difere de outros Estados.

“A definição dos times participantes foi realizada com critérios estabelecidos pelo IDRR (Instituto de Desporto de Roraima), setor responsável pela coordenação do desporto escolar”.

Segundo o governo, Roraima enviará uma delegação formada por 59 integrantes, garantindo a representação na fase Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude que será realizada em Palmas (TO) no período de 11 a 15 de setembro de 2019. A competição reunirá as equipes das modalidades coletivas de todos os estados da Região Norte além do Distrito Federal e Mato Grosso.

“A SEED reforça o compromisso em promover uma Educação de qualidade primando pela transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, em busca de resgatar a oferta de uma Educação digna para o Estado de Roraima” concluiu a nota.