Cotidiano

Governo cria Sala de Situação para monitorar coronavírus

Após a confirmação de dois casos do coronavírus (Convid-19) no Estado, o Governo de Roraima criou neste domingo (22) a Sala de Situação do coronavírus, um gabinete integrado onde todas as informações referentes à doença serão reunidas. 

Representantes de todas as secretarias de Estado definirão necessidades e o plano de ação diário de contingência ao vírus. O governador Antonio Denarium comandará a Sala de Situação, acompanhando e autorizando cada medida a ser tomada.

Todos os dias serão produzidos relatórios com metas diárias e que foram cumpridas no dia anterior. Toda informação oficial do Estado sobre o coronavírus só será divulgada por meio da Sala de Situação. 

A aplicação consiste basicamente em três  módulos de informação: 1º prevenção e sintomas; 2º  mapeamento,  onde é mostrado no mapa os pontos nos municípios da ocorrência de casos suspeitos ou confirmados. O 3º módulo é de coleta de dados que constarão em um formulário online que a população vai preencher. Os dados são submetidos diretamente para o painel da Secretaria de Saúde para que as equipes possam entrar em contato com as pessoas.  

“A Sala de Situação foi criada para qualificar as informações e análises, para subsidiar a tomada de decisões, além de demonstrar a atuação governamental em relação ao combate do coronavírus em Roraima”, explicou Denarium.

As informações possuem foco na base territorial estadual, que traz como primeira opção a capital do Estado. Também podem ser obtidas consolidações estaduais, por regiões geográficas ou por regiões definidas diretrizes do COE.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima Jean Cláudio Hermógenes explicou que a criação dessa sala de situação traz mais objetividade nas ações como compra de equipamentos, materiais hospitalares, entre outros. 

“Nessa Sala vamos definir as prioridades do momento. Como a situação muda constantemente, vamos definir metas diárias. Em cada encontro será definido quais ações vamos fazer no dia seguinte”, disse.