Cotidiano

Governo diz que primeiros infectados estão curados

Após os 14 dias de isolamento obrigatório, a equipe de monitoramento descartou chances de os pacientes transmitirem o vírus novamente para outras pessoas

Os dois primeiros pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus (COVID-19) em Roraima receberam a confirmação de que estão de alta médica. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 27, pelo médico infectologista e membro do COE-RR (Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Roraima), Alexandre Salomão.

 

Conforme ele, após a suspeita de diagnóstico da doença, foi realizada a coleta de exame e orientado o isolamento domiciliar para ambos. “Eles foram orientados sobre todos os protocolos de isolamento, sendo acompanhados pelo município. Esses pacientes evoluíram sem nenhuma complicação [de saúde] ou intercorrência que necessitasse de uma internação hospitalar, e, após 14 dias do isolamento obrigatório, as equipes do Governo e da Prefeitura foram até a residência dessas duas pessoas, constatou que ambos estão em condição de retornarem as suas atividades habituais, e conforme os protocolos do Ministério da Saúde, não há mais chance de transmissão viral”, destacou.

 

Segundo o infectologista, o maior perigo de transmissibilidade do vírus ocorre nos sete primeiros dias após o início dos sintomas, podendo se estender até 14 dias. Por esse motivo, o isolamento é indispensável para evitar que outras pessoas venham a ser infectadas. “Quando esses pacientes manifestaram os sintomas, eles já estavam cumprindo a recomendação de isolamento, dando uma margem de segurança para que não haja como ter uma transmissão viral, conforme prevê o Ministério da Saúde”, completou.

 

Alexandre Salomão lembrou ainda que, apesar o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ter declarado que o Brasil se tornou um país com transmissão comunitária – quando é feita ao mesmo tempo por várias fontes não identificadas e que não estiveram no exterior –, o diagnóstico precoce já coloca o Estado em situação confortável.

“Apesar do Brasil estar com a transmissão comunitária, Roraima ainda não tem documentada esse tipo de situação. O Governo continua buscando dar o isolamento precoce, tentando procurar o contato dos pacientes para assim fazer o bloqueio epidemiológico mais efetivo”, completou.

 

Saiba onde ir se apresentar sintomas

O médico salientou ainda como os pacientes devem agir em casos de apresentar sintomas suspeitos, uma vez que o fluxograma de atendimento na rede pública de saúde foi restruturado para o enfrentamento ao coronavírus.

 

“Pessoas com sintomas leves, como coriza ou uma febre baixa podem ficar em casa ou procurar uma UBS [Unidade Básica de Saúde], caso sinta essa necessidade. No caso de manifestar sintomas como febre moderada, tosse, dor de garganta, elas precisam obrigatoriamente buscar uma UBS. Agora, se elas apresentarem esses sintomas, acrescidos de falta de ar, devem procurar uma unidade de referência, sendo o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento para os adultos e o Hospital da Criança Santo Antônio para atendimento pediátrico”, concluiu.