Cotidiano

Governo doa R$ 666 mil em EPIs, medicamentos e insumos

 Todo o material vai ser utilizado na APC (Área de Proteção e Cuidados)

Medicamentos e material médico hospitalar foram entregues para a Operação Acolhida nesta sexta-feira (29) totalizando R$ 666 mil em EPI (Equipamento de Proteção Individual) .

Todo o material vai ser utilizado na APC (Área de Proteção e Cuidados), que vai funcionar como um Hospital de Campanha para atender pacientes com COVID-19.

 O coordenador geral da CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica), Armando Santos, informou que a Operação Acolhida solicitou kits de EPI compostos por nove itens como luvas, máscaras, óculos, avental, propés, entre outros.

Os kits são compostos por 12 itens. “Estamos entregando 12 itens de EPI, embora a solicitação da Operação Acolhida tenha sido de nove itens, nós acrescentemos ainda o macacão impermeável, o protetor facial e o avental impermeável, o que eles pediram foi o descartável normal. Estamos entregando em quantidade suficiente para 30 dias e atender 80 leitos”, disse.

Além dos EPIs, na remessa também foram doados alguns medicamentos, entre eles a Cloroquina, recomendada pelo Ministério da Saúde no tratamento contra a COVID-19. “Também doamos medicamentos para hidratação, sedação e transtornos respiratórios. Também estamos entregando materiais médicos hospitalares como compressa de gases, seringa, entre outros”, declarou.

A remessa foi entregue na sede da Operação Acolhida, na 1ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro. O material será utilizado na APC, unidade que deve inaugurar nos próximos dias, vai funcionar como Hospital de Campanha no atendimento a pacientes infectados pelo Coronavírus.

A doação desses materiais e medicamentos faz parte da assinatura de um termo de cooperação técnica assinado entre a Operação Acolhida, Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Santos declarou que a CGAF trabalha para manter as unidades de saúde em todo o Estado abastecidas tanto de EPIs, como de medicamentos e insumos. “Já entregamos mais de 7 toneladas de material nas unidades da Capital, entre elas; Hospital das Clínicas, Clínica Especializada Coronel Mota, Hospital Materno Infantil, Pronto Atendimento Cosme e Silva e Hospital Geral de Roraima”, disse ao lembrar que a Coordenadoria também está mantendo as unidades do interior do Estado.

O coordenador da CGAF ressaltou ainda a importância do abastecimento dessas unidades. “Todo esse material é mais do que necessário nesse momento de enfrentamento à pandemia. Os EPIs mantêm os profissionais da saúde mais seguros, os medicamentos auxiliam no tratamento da doença e os insumos viabilizam o atendimento médico”, pontuou.