Cotidiano

Governo justifica criação de cargos por conta de aumento de obras em RR

Atualmente, mais de 70 propostas de obras teriam sido cadastradas junto à Secretaria de Infraestrutura, mas falta pessoal

O Governo do Estado encaminhou para Assembleia Legislativa de Roraima a proposta de ampliação do quadro de profissionais da área de construção civil que fazem parte da Seinf (Secretaria de Infraestrutura). 

A proposta da Lei Complementar aumenta para 50 o número de profissionais da Secretaria. Atualmente, existem no grupo de trabalho 20 engenheiros e dez técnicos que realizam a elaboração dos projetos. A nova proposta solicita a contratação de mais 30 profissionais da área de construção civil. A medida aguarda aprovação da Casa Legislativa.

Conforme o secretário Edilson Damião, a contratação de novos engenheiros e técnicos é para dar mais agilidade na elaboração de projetos e captação de recursos via Governo Federal e sistema bancário.

“Atualmente, a Seinf tem mais de 70 propostas de obras cadastradas aguardando elaboração de projetos, uma média R$ 300 milhões oriundos de emendas parlamentares, que serão investidos na construção e recuperação de estradas, feiras livres, escolas e prédios. Obras que além de beneficiar a população, vão aumentar a arrecadação e, consequentemente, gerar emprego e renda”, explicou o secretário. 

Edilson esclareceu que há uma necessidade dessas contratações, visto que existe uma demanda grande e notificações do Ministério Público para reformas e construções. Além disso, no ano que vem, 18 engenheiros estarão se aposentando. 

“Além de elaborar os projetos, esses profissionais também vão fiscalizar as obras. Há ainda, uma necessidade grande de engenheiros e técnicos em outros locais, como nas Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Sanitária. O impacto financeiro de um profissional desse é menos de 1%, se comparado com os projetos que poderão ser entregues até final do ano”, destacou Edilson. 

O governo informou que em nove meses da atual gestão, já são 33 obras em fase de recebimento e mais 37 obras em execução, sendo 25 de convênios e 12 com recursos próprios. Dessas 37, duas estão paralisadas devido ao período chuvoso. De 2015 a 2018, o governo concluiu 28 obras.