Cotidiano

Governo lança calendário de pagamento de servidores estaduais

O calendário estará disponível no portal do Governo do Estado

O governador Antonio Denarium lançou nesta quarta-feira, dia 13, o calendário de pagamento dos servidores estaduais para o ano de 2021, contendo as datas em que serão creditadas em conta os salários e as duas parcelas do décimo terceiro.

O calendário estará disponível no portal do Governo do Estado (www.portal.rr.gov.br) e também no site da Sefaz (www.sefaz.rr.gov.br), para que o servidor possa consultar e se planejar durante todo o ano de acordo com as datas.

“O Governo do Estado tem pagado o salário sempre dentro do mês e seguirá cumprindo este compromisso com os servidores”, garantiu o governador Antonio Denarium.


De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Marcos Jorge, o calendário de pagamento dos servidores é uma ferramenta importante para dar segurança e garantir o planejamento dos servidores ao longo do ano.


“Desta forma, o servidor público poderá organizar sua agenda financeira, com suas receitas e despesas, porque saberá a data certa em que receberá seu salário e suas parcelas do 13º. Essa medida vem sendo adotada pelo governador Antonio Denarium desde o início de sua gestão e é uma forma de valorização do funcionalismo público estadual”, explica.

O Calendário


De acordo com o calendário, o pagamento do salário do mês de janeiro será creditado em conta no dia 28, quinta-feira.

Nos meses subsequentes, fica da seguinte forma: fevereiro (25); março (30); abril (29); maio (27); junho (30); julho (29); agosto (31); setembro (30); outubro (28); novembro (30); e dezembro (24).

A primeira parcela do 13º salário será creditada na conta do servidor no dia 30 de junho, juntamente com o salário daquele mês. Já a segunda parcela será paga dia 30 de novembro, junto com o salário do mês.

O secretário Marcos Jorge afirma que o calendário de pagamento, além de beneficiar os servidores, também é benéfico para o desenvolvimento do Estado, pois, assim, os setores da economia podem se programar para os períodos de pagamento dos servidores com suas promoções.

“Em Roraima, praticamente a metade do PIB [Produto Interno Bruto] do Estado vem da administração pública. Então, se o Governo paga em dia e dá previsibilidade para o ano inteiro da sua Folha de Pagamento, o Comércio e Serviços também conseguem planejar, nas suas campanhas de promoção, as suas ofertas. É uma relação ganha-ganha”, pontua.

Segurados e pensionistas terão pagamento ajustado com funcionalismo


O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER) divulgou o calendário de pagamento dos segurados para o ano de 2021. Conforme foi acordado entre a Presidência do Instituto e o Governo do Estado permanece a proposta de conciliar a data de pagamento dos segurados com do funcionalismo público estadual.

No segundo semestre do ano passado, o Instituto adotou a medida em manter alinhado o calendário de pagamento dos benefícios com dos servidores estaduais. De acordo com o presidente do IPER, José Haroldo Campos, foi feito um levantamento técnico para atender a demanda dos segurados.

“O Governo e o IPER tem conseguido manter a regularidade da data do pagamento e o ajuste do calendário é uma demonstração de uma gestão séria, eficiente e planejada. O beneficiado precisa ter a previsibilidade para receber seus proventos para manter sua organização financeira, principalmente neste momento difícil de pandemia que enfrentamos”, explicou o presidente.