Cotidiano

Governo lança novo portal para melhorar transparência da covid-19

Objetivo é dar mais a acesso às informações de prestação de serviços, contratos firmados e aplicações de recursos

Um novo portal de transparência sobre os gastos do covid-19 foi lançado na tarde desta quinta-feira, 10, pelo Governo do Estado. O objetivo é dar mais a acesso às informações de prestação de serviços, contratos firmados e aplicações de recursos do Governo Federal.

A expectativa, segundo a gestão, é fazer com que o Estado saia das últimas posições na avaliação de transparência com a covid e chegue até os cinco primeiros lugares. O Estado de Roraima deixou a última colocação no Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 e avançou para 22º na posição em avaliação no início de setembro. A publicação, divulgada pela ong ‘Transparência Internacional’ é referente às informações coletadas entre 24 a 31 de agosto.

“No último relatório saímos da última posição para o 22º. A nossa meta agora é ficar entre os cinco primeiros colocados”, disse. “É uma ação que estamos fazendo para dar certeza a população que tem um governo que trabalha privando sempre a austeridade da aplicação do recurso público. O covid-19 também mostra que é preciso estar alinhado a economia e a saúde”, frisou o governador.

O secretário estadual de saúde, Marcelo Lopes, informou ainda que a responsabilidade da alimentação do site será feita pela Sesau e Controladoria Geral do Estado, por meio do Governo Digital. “É uma ferramenta que facilitará a transparência também dos casos de covid, óbitos, internações nas unidades de saúde”, afirma. “Um processo de interação onde a população consegue acompanhar diretamente o combate a pandemia. Já são quatro semanas que a gente consegue sustentar essa melhora, mesmo abrindo a economia, liberando o isolamento na Capital e nos municípios do interior, além da testagem em massa, para tomar medidas acertadas e com segurança para a nossa sociedade”, frisou.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – Segundo o secretário do Governo Digital, Paulo Torres, demonstra uma mapa de acompanhamento da situação dos casos de covid no Estado, notificação de casos suspeitos e outras informações, como os principais sintomas da doença, formas de se prevenir e números da Defesa Civil.

Sobre o motivo de ter desenvolvido o portal somente agora em setembro, Torres informou que são várias etapas que necessitam de atenção. “É uma ferramenta de alta complexidade. Não é que demorou, mas é por que precisa se desenvolver um projeto, envolver todas as secretarias e colocar as informações em todos os sistemas. Isso leva um tempo. Mas desde que foi feita a solicitação, a equipe trabalhou de domingo a domingo para lançar o portal”, completou.

Confira os vídeos da coletiva: