Cotidiano

Governo retoma aulas presenciais na próxima semana

No primeiro momento, vão retornar às salas de aula os estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos)

A partir do dia 20 de setembro, o Governo de Roraima vai retomar as aulas presenciais na rede estadual de ensino no formato gradual e mantendo ainda o atendimento remoto. No primeiro momento, vão retornar às salas de aula os estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O público inicial para o retorno foi definido em função da terminalidade da etapa de ensino, com estudantes se preparando para o Enem (Exame de Ensino Médio), vestibulares e outros certames, levando ainda em consideração o avanço da vacinação, em especial para os estudantes da EJA, que já é um público adulto.

A secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo explicou que as instituições de ensino vão desenvolver inicialmente estratégias de acolhimento com o fortalecimento das competências socioemocionais nas relações interpessoais entre alunos, professores e toda comunidade escolar.

“As instituições de ensino estão preparadas para receber nossos alunos com atividades de acolhimento, com diálogo com as famílias para esclarecer sobre esse momento de retorno. As escolas também vão continuar com o processo de Busca Ativa a fim de localizar os alunos que ainda seguem em situação de ausência”, explicou a secretária.

Na retomada das atividades presenciais as escolas vão ter uma série de adaptações, entre elas o uso obrigatório de máscara pelos estudantes e servidores, higienização das mãos, distanciamento social, horários diferenciados de recreio, entre outros. As escolas também estão orientadas sobre as medidas que devem ser adotadas caso identifiquem algum estudante com sintomas gripais.

Como forma de estabelecer uma comunicação direta com suporte de atendimento, a Seed por meio do DEB (Departamento de Educação Básica), disponibilizou um link https://forms.gle/3bJVEzWD3xvJtAPQ7, com formulário eletrônico do Google Forms no qual as escolas vão poder encaminhar as principais dúvidas que surgirem durante o processo de retorno presencial e receber orientações imediatas da equipe pedagógica.

O retorno será para escolas da capital, interior e de comunidades indígenas

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realizou diversas reuniões com as equipes gestoras das unidades escolares para repassar as orientações que devem ser seguidas pela rede estadual de ensino.

O retorno será no formato híbrido (que mescla o ensino presencial e remoto) e escalonado (por ano, turma, série e ou dias da semana) para as escolas da Capital, interior e de comunidades indígenas.

Cada escola organizará a quantidade de alunos por sala, turmas e o quadro de professores, reestruturando a carga horária de trabalho. Os pais que não se sentirem à vontade para enviar o estudante para a escola, deverão solicitar a continuidade do ensino remoto mediante documento protocolado na unidade escolar.  

De acordo com o Censo da Educação Básica, em Roraima existem 77.412 estudantes matriculados na rede estadual. No Ensino Médio são 17.132 alunos na zona urbana dos municípios, 1.824 na zona rural e 2.407 em comunidades indígenas.

Na EJA, são 7.952 estudantes sendo 6.329 na zona urbana dos municípios, 148 na zona rural e 195 em comunidades indígenas. No geral, retornam presencialmente para a sala de aula agora 29.315 estudantes. Isso implica também uma maior circulação de pessoas utilizando os transportes públicos.

 “Esse público será acompanhado e monitorado pelas equipes da vigilância sanitária. E qualquer alteração nos índices da pandemia, poderemos recuar da decisão para resguardar as vidas. Se estiver tudo sob controle, poderemos retornar também outras etapas de ensino”, finalizou a secretária Leila.

 Além das escolas, os Centros Estaduais de Atendimento Especializado da Seed também vão retomar os atendimentos presenciais para os estudantes e para a comunidade em geral.