Cotidiano

Governo vai fazer apenas concursos “essenciais”, diz Bolsonaro

Presidente disse que o serviço público é um peso muito grande para o Brasil e novos certames só serão feitos se forem necessários

Após o governo admitir que há uma trava para novos concursos públicos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (17/02/2020), que não pode ser irresponsável e abrir novos certames.

Segundo Bolsonaro, novos concursos só serão feitos caso sejam necessários. “Não é travar. É um peso muito grande o serviço público no Brasil. Vocês devem lembrar da promulgação da Constituinte, a quantidade de trens da alegria, isso inchou os quadros. Se não fizer algo, atuais servidores vão ficar sem receber lá na frente”, alertou o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro também defendeu a extinção de alguns cargos que, segundo ele, não cabem mais nos dias atuais, como a “função de datilógrafo”.

Nesta segunda-feira (17/02/2020), o jornal o Estado de S. Paulo mostrou que a equipe econômica do governo estuda travar novos concursos públicos para forçar uma aprovação da reforma administrativa no Congresso Nacional.

O texto, que ainda não foi enviado aos parlamentares, vai poupar os atuais servidores. Bolsonaro reforçou que quem atualmente está no funcionalismo público não vai “perder nada”. O presidente disse esperar que a reforma seja enviada o mais rápido possível.

Segundo ele, a proposta do governo está “madura”. Bolsonaro se reunirá com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar do assunto durante a tarde desta segunda-feira.

Fonte: Portal Metrópoles